Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 17 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição


Projeto

Gerenciamento de Configuração

Gerenciamento de configurações utilizando o ITIL e a ferramenta Rational ClearCase

 

 

De que trata o artigo: Este artigo procura apresentar processos que garantam um gerenciamento completo de todos os itens de configuração de um projeto de TI, podendo assim, realizar um controle efetivo de versões e de mudanças, bem como, a auditoria destas configurações.

 

Para que serve: O artigo demonstra como o gerenciamento de configuração pode ser utilizado em um projeto de TI, e de como o uso de ferramentas como o Rational ClearCase pode ser utilizado para evitar problemas inevitáveis que ocorrem durante o processo de desenvolvimento de software, como por exemplo, o uso de versões diferentes de código-fonte, sincronização de trabalho paralelo entre os desenvolvedores em um mesmo mesmo projeto, recuperação de versões anteriores e registro do histórico de modificações ocorridas durante o processo de desenvolvimento.

 

Em que situação o tema é útil: Gerenciamento de Configuração em projetos de TI, como o desenvolvimento de softwares.

 

Atualmente o mundo está em constante aperfeiçoamento no uso de tecnologias em todas as áreas de conhecimento, de métodos e de técnicas organizacionais que venham a possibilitar a continuidade e o crescimento dos negócios das organizações em uma sociedade moderna. Desta forma, para que as organizações de TI possam cumprir seus objetivos com qualidade, é altamente desejável estarem alinhadas com os objetivos do negócio ou da organização.

No mercado existem várias metodologias para implantar os processos de gerenciamento de TI, entre elas, está a ITIL (Information Technology Infrastructure Library). A ITIL é um dos modelos mais utilizados pelas as empresas, que buscam através do uso de um conjunto de melhores práticas, processos que garantam o alinhamento dos serviços às necessidades da empresa, gerando assim, redução de custos e um aumento na eficiência destas empresas.

Neste artigo iremos abordar um de seus processos, o Gerenciamento de Configuração. Este processo fornece um modelo lógico para administrar toda a infra-estrutura de TI, como hardware, software e documentação, e também, iremos mostrar como a utilização da ferramenta Rational ClearCase auxilia na tarefa de Controle de Versões, com a identificação, controle e verificação das versões dos itens de um projeto de TI.

Gerenciamento de TI baseado no ITIL

A ITIL é uma biblioteca das melhores práticas e processos para o gerenciamento operacional dos serviços de TI. A sua utilização permite o gerenciamento dos serviços de TI com qualidade a um baixo custo. A ITIL surgiu no final dos anos 80 no Reino Unido, desenvolvida pela CCTA (Central Computer and Telecommunication Agency), e desde 2000, é coordenada pela OGC (Office of Government Commerce).

Atualmente, a ITIL encontra-se na versão três e a sua principal evolução em relação à versão anterior, é a organização dos processos de gerenciamento de serviços em uma estrutura de ciclo de vida de serviços. A ITIL está relacionada com todos os processos que precisam ser executados dentro das organizações para o gerenciamento e a operação da infra-estrutura de TI. Com isso, pode-se obter um excelente fornecimento de serviços, sob um esquema de custos alinhados com as estratégias do negócio. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo