Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 20 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Verificação e Validação

User Experience

Obtendo Dados com Testes de Usabilidade

De que trata o artigo:

Apresenta user experience, seus fatores e como essas informações podem ser utilizadas na obtenção de dados durante testes com usuário para identificar problemas de usabilidade de produtos.

Para que serve:

Orientar a usar teste com usuários como um método de inspeção de usabilidade complementar a outros métodos como, por exemplo, avaliação heurística e percurso cognitivo (ou cognitive walkthrough), bem como definir critérios quantitativos de avaliação da usabilidade de produtos ou serviços.

Em que situação o tema é útil:

A avaliação da usabilidade de produtos ou serviços pode ser feita utilizando-se avaliação heurística e percurso cognitivo. Entretanto, esses métodos não identificam todos os problemas de usabilidade em produtos como sistemas de software e aplicações web com grande quantidade de funcionalidades, exigindo testes com usuários a fim de capturar problemas de usabilidade não identificados por outros métodos.

 

O projeto de qualquer produto requer do projetista a habilidade de examinar fatores que determinam (1) o tipo de produto que você quer desenvolver, (2) a informação que será exibida, (3) a interface de usuário, (4) o padrão de uso do produto e a (5) interação do usuário com o produto. Perceba que esses fatores compreendem a base do que é denominado “user experience”. Mas, o que é user experience? Trata-se da experiência do usuário quando interage com produtos ou serviços. Aqui, produto pode ser qualquer coisa como, por exemplo, um fogão, uma maçaneta de porta, um painel de automóvel ou um software. Qualquer desses produtos, ou até serviços (como oferecidos em web sites), têm a usabilidade como atributo determinante da qualidade perceptível aos usuários. Tudo isso nos remete a uma característica importante a qualquer produto ou serviço: simplicidade. Antoine de Saint-Exupery é preciso ao dizer:

 

“Você sabe que alcançou a perfeição no design,

Não quando nada mais você tem a adicionar,

Mas sim quando nada mais você tem a remover.”

 

Este artigo trata de user experience e como essa informação pode ser usada no projeto e avaliação da usabilidade de produtos.

Usabilidade

A usabilidade é uma característica de um produto ou serviço que informa quão fácil de usar e aprender esse produto (ou serviço) é. Em outras palavras, serve como um indicador de quão intuitivo é utilizar aquele produto (ou serviço). Perceba que essa característica influencia diretamente o interesse do usuário em utilizar ou não esse produto ou serviço. No entanto, em sistemas de software, assim com em outros produtos, a usabilidade é avaliada não apenas quando o produto está pronto, mas também durante todo o processo de desenvolvimento visando assegurar o nível desejado de usabilidade.

Observe que a interface de usuário é determinante em diversos aspectos. Um resultado direto disso é que as interfaces bem projetadas aumentam o grau de eficiência com que o usuário realiza as suas tarefas. Isto tem impacto direto na produtividade de uma organização além de satisfação subjetiva no uso do sistema pelo usuário. E mais, isso também reduz os custos de apoio ao usuário tais como treinamento e atendimento ao usuário. O projeto da interface de usuário de um produto leva em consideração a experiência do usuário na interação com o produto. Em que situações isso acontece? Quando a interface de usuário se insere naturalmente no ambiente de trabalho do usuário, tornando a realização de tarefas eficiente.

User Experience

O projeto de um produto requer que você (projetista) considere um conjunto de fatores, listados abaixo:

1. O tipo de produto que você quer desenvolver;

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