Artigo Engenharia de Software 22 - Guias 2009 do MPS.BR: o que mudou?

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Neste artigo veremos as principais mudanças ocorridas nos guias do modelo MPS versão 2009, além de apresentarmos os novos guias que descrevem orientações para organizações que realizam atividades específicas do processo de software.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 22 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição


Processo

Guias 2009 do MPS.BR: o que mudou?

Conheça as mudanças na versão 2009 dos guias do modelo MPS

 

De que trata o artigo:

Neste artigo veremos as principais mudanças ocorridas nos guias do modelo MPS versão 2009, além de apresentarmos os novos guias que descrevem orientações para organizações que realizam atividades específicas do processo de software.

 

Para que serve:

A nova versão dos guias oferece orientações que passaram a ser utilizadas em avaliações e MPS desde o dia 1º de Janeiro de 2010. Todas as provas de habilitação para novos avaliadores também já utilizam os novos guias.

 

Em que situação o tema útil:

Além de ser um modelo atualizado que descreve práticas para obter maturidade em processos de software, é utilizado quando se faz necessário uma reavaliação dos processos já implementados na organização.

 

Desde 1º de Janeiro de 2010 as avaliações MPS estão seguindo somente o modelo de referência MR-MPS: 2009. Por este motivo, organizações que estão implementando o modelo para a futura avaliação ou reavaliação devem levar em consideração as mudanças dos guias da versão 1.2 para a versão 2009, pois isto pode ser decisivo para o sucesso de uma avaliação MPS. Além das avaliações, é importante lembrar que os guias descrevem requisitos e condições para quem quer se tornar um avaliador adjunto, avaliador líder ou consultor de Aquisição MPS, também apresenta orientações para criação de novas Instituições Implementadoras (II) e Instituições Avaliadoras (IA). A seguir serão apresentadas as mudanças nos guias.

  Este artigo tem como base os guias do modelo MPS versão 2009 e versão 1.2, que estão disponibilizados no site da SOFTEX. Inicialmente são explanadas as alterações nos guias de implementação, além da apresentação dos novos guias. Em seguida, as modificações no guia de avaliação são apresentadas. Por fim, são verificadas as mudanças no guia de aquisição.

Guias de Implementação

Os guias de implementação que apresentam orientações de como implementar o modelo de referência MR-MPS sofreram grandes mudanças: processos foram incluídos ou alterados, alguns resultados esperados dos processos foram modificados em todos os níveis e aumentou-se o número de resultados de atributos de processo (RAPs).

         As alterações nos processos específicos e nos resultados de atributos de processo são abordadas por nível de maturidade que, por sua vez, são descritas nos guias de implementação.   

Nível G – Parcialmente Gerenciado

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?