Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 23 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Reuso

Catalogação de Padrões

Reutilização de Padrões de Análise por meio de catálogo de padrões usando a ferramenta ArgoCASEGeo

 

De que trata o artigo:

Este artigo aborda a importância da reutilização de software por meio de padrões de software. O artigo apresenta conceitos sobre padrões de software, padrões de projeto, e, principalmente, padrões de análise. Mostra ainda como os padrões de análise podem ser catalogados seguindo um template amplamente divulgado pela literatura. Finalmente, exemplifica a catalogação de padrões usando a ferramenta ArgoCASEGeo, usada na modelagem conceitual de banco de dados geográficos.

 

Para que serve:

O artigo demonstra como padrões de software podem ser catalogados e armazenados. O catálogo de padrões é considerado um mecanismo importante para melhorar a reutilização de software tanto na fase de modelagem conceitual quanto na etapa de codificação. Os padrões podem estar organizados por meio de repositórios, onde estes últimos são construídos a partir de ferramentas para modelagem e desenvolvimento de software.

 

Em que situação o tema é útil:

Reutilização de software por meio do catálogo de padrões de software usando ferramentas de modelagem e desenvolvimento de software.

 

Desde o surgimento das linguagens de programação de alto nível, a idéia de reutilização tem sido constantemente usada com o objetivo de ter mais qualidade e produtividade durante a construção de software. Existem alguns exemplos de reutilização, como o uso de padrões, tipos abstratos ou funções e procedimentos previamente construídos e validados, para serem reutilizados por meio de bibliotecas de códigos compartilhados.

Durante a fase de implementação de um software, muitas rotinas e métodos podem ser copiados de um módulo e reutilizados em outras rotinas que executam tarefas semelhantes.

Outras formas de reutilização permitem o compartilhamento de código de forma mais ampla como, por exemplo, a construção de bibliotecas chamadas DLL (Dynamic-link library) e o desenvolvimento baseado em componentes (DBC).

Por meio de uma DLL é possível o acesso a funções ou métodos reutilizáveis. Ou seja, sistemas de informação desenvolvidos com arquiteturas e plataformas diferentes podem instanciar a DLL, permitindo ao desenvolvedor reutilizar o código de forma mais rápida e integrada.

O paradigma de DBC é largamente utilizado na construção de software, visando à redução de tempo e custo de desenvolvimento por meio da reutilização em larga escala (WERNER et al., 2000).

Segundo Werner et al. (2000), o DBC tem como objetivo a definição de componentes com interfaces bem definidas e interoperáveis, evidenciando os relacionamentos permitidos por componentes. Desta forma, a complexidade do desenvolvimento de software tornar-se menor, permitindo a diminuição dos custos por meio da reutilização de componentes.

Para que a reutilização de componentes seja eficaz no desenvolvimento de novas aplicações, é necessário prover uma infraestrutura de apoio à reutilização que privilegie o DBC em todos os seus aspectos.

A reutilização de código também é considerada como um benefício no desenvolvimento de serviços Web (ou Web Services) para promover a integração de sistemas e bases de dados heterogêneas.

 Uma arquitetura orientada a serviços, mais comumente referenciada pela sigla SOA (Service Oriented Architecture), consiste em um projeto de software cujo objetivo maior é obter interoperabilidade entre componentes de software utilizando acoplamentos fracos (loose-coupling ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo