Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 23 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Arquitetura

SOA e seus Atributos de Qualidade

Entenda os atributos de qualidade em uma Arquitetura Orientada a Serviços

 

De que trata o artigo:

SOA é um tipo de arquitetura de software que possui características especiais. Neste intuito, este artigo apresenta uma discussão de alguns atributos de qualidade tais como desempenho, disponibilidade, interoperabilidade, confiabilidade, segurança, reusabilidade, entre outros, em um contexto de SOA.

 

Para que serve:

Discutir alguns atributos de qualidade em um contexto de SOA, possibilitando aos arquitetos um melhor entendimento destes atributos para projetar uma SOA.

 

Em que situação o tema é útil:

Ao projetar uma SOA, é importante entender como seus atributos de qualidade impactam na arquitetura. Neste sentido, este artigo é útil para arquitetos que querem projetar uma SOA de sucesso.

 

Escolher uma arquitetura que satisfaça os requisitos funcionais e os atributos de qualidade (requisitos não funcionais) é vital para o sucesso de um sistema. Além do mais, os requisitos que norteiam o projeto arquitetural são os não funcionais.

Como foi visto no artigo, da edição 22, “Arquitetura Orientada a Serviços - Arquitetura Orientada a Serviços - Sobre o que você precisa refletir para adotá-la em um contexto empresarial”, uma das atividades para se definir uma SOA é a identificação dos atributos de qualidade. Depois que os identificamos, precisamos criar uma arquitetura que atenda a estes atributos. Porém, para projetar uma arquitetura adequada, precisamos entender como estes atributos de qualidade se comportam em um contexto SOA. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo