Artigo Engenharia de Software 7 - Avaliação Heurística de Web Sites

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

O artigo trata da identificação de problemas da usabilidade em Web sites utilizando o método de avaliação heurística vinculando esses problemas às heurísticas e sugerindo correções no projeto.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 7 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Projeto

Avaliação Heurística de Web Sites

Identificação de Problemas de Usabilidade

De que se trata o artigo:

Identificação de problemas da usabilidade em Web sites utilizando o método de avaliação heurística (visto na edição anterior) vinculando esses problemas às heurísticas e sugerindo correções no projeto.

Para que serve:

Prover uma técnica de baixo custo para avaliação da usabilidade de Web sites para identificar problemas de usabilidade no produto de software durante e ao final do processo de desenvolvimento.

Em que situação o tema é útil:

Além de ser considerada uma boa prática de avaliação, permite ao engenheiro de software, ou avaliador, identificar problemas de usabilidade antes de apresentar o produto (Web site) aos usuários.

 

Um requisito essencial no projeto da interface de usuário de sistemas de software e, especificamente, em web sites é prover usuários com facilidade de uso de modo que o usuário possa rapidamente encontrar a informação buscada ou realizar uma tarefa. Fazer isso implica em tornar a interface intuitiva oferecendo suporte à usabilidade. Este artigo explora o uso da avaliação heurística como método de inspeção da usabilidade de web sites. O objetivo do artigo é usar um conjunto de heurísticas para identificar problemas de usabilidade que, geralmente, comprometem o bom uso e desempenho de usuários.

Usabilidade de Web Sites

Os projetistas de interface consideram recomendações de projeto de interfaces e heurísticas de usabilidade durante o projeto de sistemas de software e, em específico, de web sites. Diferentes perfis de usuários impõem dificuldade adicional no projeto de interfaces devido à necessidade de tornar a interface intuitiva para a ampla variedade de usuários.

Os seres humanos possuem uma ampla variedade de habilidades que os diferenciam uns dos outros. Essas diferenças podem ser categorizadas em termos culturais, idade, gênero, personalidade, habilidades cognitivas, entre outros. Quando se fala em prover usabilidade, o foco recai, principalmente, sobre as habilidades cognitivas e sensoriais dos usuários, isto é o que torna a realização de uma tarefa ser algo simples e intuitivo.

Note que a usabilidade é uma característica através da qual o usuário percebe quão intuitivo e fácil de usar é um produto como, por exemplo, um web site, e expressa sua satisfação no uso deste site. Usabilidade resulta em simplicidade e agilidade.

Projetistas de interface e, especificamente, de web sites consideram recomendações e heurísticas de usabilidade durante o projeto. As heurísticas compreendem conjunto de diretrizes, geralmente, que formam o conhecimento sobre para o tratamento de determinado problema. Essas heurísticas servem de critério na avaliação da usabilidade de um web site, como discutido neste artigo.

Heurísticas de Usabilidade

Heurísticas de usabilidade são princípios resultantes da experiência e, geralmente, aceitos que são aplicados no desenvolvimento de sistemas interativos. Elas também são empregadas durante a avaliação de produtos como web sites.

Este artigo faz uso de um conjunto de dez heurísticas, referenciados no quadro de links, propostas por Jakob Nielsen para o projeto de interface de usuário. Essas dez heurísticas de usabilidade, consideradas como princípios para o projeto de interface de usuário, são apresentadas na "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?