Artigo Engenharia de Software 7 - Metodologias Ágeis para Desenvolvimento de Software

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (1)

Este artigo tem como objetivo descrever as metodologias ágeis em geral e suas práticas comuns, mostrando algumas vantagens, limitações e desvantagens, e comparando com as metodologias tradicionais.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 7 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Metodologias Ágeis

Metodologias Ágeis para Desenvolvimento de Software

De que se trata o artigo:

Este artigo tem como objetivo descrever as metodologias ágeis em geral e suas práticas comuns, mostrando algumas vantagens, limitaçoes e desvantagens, e

comparando com as metodologias tradicionais.

Para que serve:

O artigo compara as metodologias tradicionais e ágeis e sugere quando usar cada diferente tipo de metodologia.

Em que situação o tema é útil:

O tema é útil para empresas e profissionais que não utilizam nenhuma metodologia e têm experimentado problemas no desenvolvimento de software, ou que queiram descobrir qual tipo de metodologia é mais adequado para sua situação.

 

Este texto é sobre metodologias ágeis para desenvolvimento de software. Mas se existem metodologias ágeis, significa que existem também as consideradas não-ágeis, também conhecidas como pesadas ou tradicionais. Primeiramente, vamos definir o que é uma metodologia de desenvolvimento de software. Posteriormente, serão apresentadas as principais características das metodologias tradicionais e ágeis, além de exemplos das respectivas metodologias.

Metodologia (ou processo) de desenvolvimento de software

Para desenvolver software é necessário um conjunto de atividades e tarefas que resultem, após sua aplicação sistemática, em software. A esse conjunto de tarefas e atividades, mais ou menos organizadas e sistematizadas, damos o nome de metodologia (ou processo) de desenvolvimento de software. Dependendo da metodologia, existe mais ou menos documentação produzida, maior ou menor iteratividade (desenvolvimento em ciclos) e interatividade com o cliente. Independente da metodologia, existem algumas atividades comuns em desenvolvimento de software [Sommerville, 2008]: "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?