Artigo Engenharia de Software 8 - Planejamento Ágil de Projetos

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Engenharia de Software edição 08.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 8 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Métodos Ágeis

Planejamento Ágil de Projetos

 

De que se trata o artigo:

Neste artigo veremos os principais problemas associados ao planejamento e à gestão de projetos de software. Em seguida, mostraremos como os planos são tratados por Metodologias Ágeis de desenvolvimento de software.

 

Para que serve:

O planejamento e o desenvolvimento de um software sob o paradigma ágil oferecem mais flexibilidade do que os modelos tradicionais para a condução de projetos de software que possuem incerteza ou instabilidade.

 

Em que situação o tema útil:

Além de ser um modelo que permite a criação de planos flexíveis, as técnicas ágeis evitam desperdícios de tempo e esforços, pois focam em alcançar rapidamente meios de validar as características do produto em desenvolvimento e de avaliar a evolução do projeto.

 

Nos últimos anos, o uso de métodos ágeis tem chamado a atenção da indústria de software em todo o mundo. Essas metodologias têm ganhado destaque e gerado muita discussão na comunidade de Engenharia de Software. Graças a isso, muitas empresas estão se interessando em entender como os métodos ágeis funcionam e se eles poderão ajudá-las a resolver seus problemas com desenvolvimento de software ou mesmo melhorar a sua produtividade.

Esta é a primeira parte de uma série sobre planejamento e gestão ágil de projetos. Ao longo da série repensaremos alguns dos conceitos largamente usados pela indústria de software e apresentaremos soluções baseadas em métodos ágeis que visam a melhorar o desempenho das equipes e simplificar o gerenciamento do projeto.

Neste artigo, veremos os impactos causados por estratégias e processos inadequados para o desenvolvimento de software e como as metodologias ágeis tratam o planejamento e os requisitos de um projeto de software.

Planos, Processos e Fracassos

Tradicionalmente, durante o planejamento de desenvolvimento de software, são definidos prazos, custos, recursos e o escopo do projeto. Esses dados são usados como base por outras áreas da empresa para, por exemplo, organizar e encadear ações comerciais e de marketing. Quando o desenvolvimento do software não cumpre o plano inicial, uma cadeia de eventos pode ser prejudicada e isso se torna motivo de estresse e pressão sobre a equipe de desenvolvimento. O clima tenso instaura-se e começa a busca por culpados. A posição mais cômoda é culpar a equipe de desenvolvimento pela falha no cumprimento do planejado. Outra possibilidade é assumir que o plano não era adequado, portanto inviável de ser cumprido. Certamente existem os dois casos, mas para entender mais sobre esse problema, vamos olhar para alguns números da indústria de software."

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?