Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 9 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Métodos Ágeis

Estimativas Ágeis com Planning Poker

 

De que se trata o artigo?

Neste artigo entenderemos as dificuldades da obtenção de estimativas duradouras e apresentaremos uma técnica usada em metodologias ágeis para mensurar o esforço e a duração do desenvolvimento do software, o Planning Poker.

 

Para que serve?

Usando planning poker, a equipe de desenvolvimento chegará a estimativas que dimensionam o volume que trabalho e, a partir delas, terá condições de determinar prazos razoáveis para a entrega do software.

 

Em que situação o tema é útil?

O uso do Planning Poker permite que todos os envolvidos dêem suas opiniões e participem do planejamento ao mesmo tempo em que tiram suas dúvidas. Além de servir como uma ferramenta para chegar a estimativas, o Planning Poker aumenta a comunicação dentro da equipe e promove o aprendizado a respeito do sistema que será desenvolvido.

 

 

Criar boas estimativas nunca foi uma tarefa simples para a indústria de software. Ainda hoje, essa é uma de suas principais dificuldades, pois uma estimativa é basicamente uma previsão e os seres humanos tendem a ser otimistas ao fazer previsões. Esse otimismo faz com que os prazos sejam, na maioria das vezes, menores do que o necessário para produzir o software. Na tentativa de entregar rapidamente, é comum menosprezar ou desconsiderar dificuldades técnicas. Além disso, a falta de um vasto conhecimento sobre o que será desenvolvido colabora para que as estimativas não sejam precisas. E pequenas mudanças no escopo do projeto contribuem para que elas sejam pouco duradouras. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo