Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 9 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Processo

Sistemas de Gestão de Qualidade

 

De que se trata o artigo:

O objetivo desse artigo é fornecer ao leitor explicação do que são, para que servem e quais são os procedimentos necessários para criar um Sistema de Gestão da Qualidade. Detalhamos o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001.

Para que serve:

A qualidade deixou de ser um diferencial das organizações e tornou-se um pré-requisito para o mercado. O SGQ leva a organização a analisar requisitos, criar e controlar processos que tornem possível a obtenção de produtos de qualidade.

Em que situação o tema é útil:

Esse tema é útil para profissionais que procuram conhecer quais são os procedimentos necessários para a elaboração do Sistema de Gestão da Qualidade com base na Norma ISO 9001.

 

Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) diz respeito a um conjunto de regras mínimas, implementado de forma adequada, com o objetivo de orientar cada parte da empresa para que execute de maneira correta e no tempo devido a sua tarefa, em harmonia com outras, para atingir o objetivo principal da empresa: ser competitiva.

Para a empresa ser competitiva é necessário que esta tenha qualidade (satisfação dos clientes) e produtividade (fazer cada vez mais com menos recursos). Com isso a empresa que tem qualidade e produtividade adquire competitividade, o que lhe garante o lucro sustentado. Desta forma, o SGQ leva a organização a analisar requisitos, criar e controlar processos que tornem possível a obtenção de produtos de qualidade.

O SGQ fornece uma estrutura para melhoria contínua com objetivo de aumentar a probabilidade de ampliar a satisfação de clientes ou partes interessadas. Avaliações do SGQ são importantes pois se não forem revisadas, tornam-se desatualizadas e não agregam valor. Para obter as informações sobre a necessidade de revisão do SGQ são realizadas auditorias. Nas auditorias, para cada processo, é possível verificar se: o processo está adequadamente definido; as responsabilidades estão atribuidas; os procedimentos estão implementados e mantidos e se o processo é eficaz para atender aos resultados requeridos pelo cliente.

A Figura 1 apresenta resumidamente o fluxo necessário para a construção de um SGQ.

O primeiro passo apresentado é “Definir Estratégia”. Estratégia é o método pelo qual a empresa define a mobilização de seus recursos para alcançar os objetivos propostos. É um planejamento global a curto, médio e longo prazo.

O planejamento estratégico procura responder a questões básicas, como: Por que a organização existe? O que e como ela faz? Onde ela quer chegar?

A elaboração do Planejamento Estratégico envolve definir a missão, visão e valores, objetivos, metas, que servem de referência e guia para a ação organizacional.

A declaração de missão deve refletir a razão de ser da empresa, geralmente é uma declaração curta, que destaca as atividades da empresa. A visão da empresa é a definição de onde a empresa quer estar em um determinado período de tempo.

A definição dos valores da organização são entendimentos e expectativas que descrevem como os profissionais da organização se comportam e sobre os quais todas as relações organizacionais estão baseadas.

Análise de ambiente interno e externo é fundamental para a definição das metas e estratégias, pois é da análise de ambiente que as estratégias são formuladas. A análise de ambiente é a definição das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa que afetam a empresa no cumprimento da sua missão.

As estratégias são escritas com base na análise de ambiente levantada, após uma priorização dos principais objetivos e agrupamento por temas. A estratégia precisa estar voltada para o futuro da organização, porém para ser bem descrita necessita estar de acordo com as etapas anteriores (missão, visão, negócio e ambiente).

O Plano de Ação envolve ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo