Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 01. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

OUND: white; COLOR: red; FONT-FAMILY: Verdana">Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. os artigos disponíveis somente em doc.

J2EE 1.4

Antecipando o novo Java Enterprise Edition

Veja o que esperar da próxima versão do Java corporativo, com lançamento previsto para 2003.

 

Seja bem vindo à minha coluna de novas tecnologias da plataforma Java. A cada edição, vamos abordar algum tema relacionado ás novas tecnologias e rumos da linguagem. Nesta primeira edição, vamos explorar os novos recursos da próxima versão da plataforma Java 2 Enterprise Edition, o J2EE 1.4. (Para uma visão geral dos conceitos relacionados ao J2EE, veja o artigo de Osvaldo Deoderlein, “J2EE fundamental”, nesta edição)

 

Padrão de mercado

Atualmente o J2EE encontra-se na versão 1.3, que já representa um grande avanço em relação à versão anterior, principalmente nos recursos de persistência automática para Enterprise JavaBeans com CMP 2.0 (veja a evolução da plataforma na Figura 2).

Certificação. Já existem, no mercado de servidores de aplicação, 13 produtos com certificados de compatibilidade J2EE 1.3. E esse número deve aumentar bastante com a liberação do kit de testes de compatibilidade (TCK – Technology Compatibility) para entidades que fornecem produtos de códigos abertos.

JSRs. Não há mais duvidas quanto ao sucesso da plataforma Java no servidor e com as especificações de novas tecnologias sendo feita pela comunidade, através do Java Community Process (JCP), cada nova tecnologia surge na forma de um Java Specification Request (JSR), que evolui junto à comunidade ate alcançar sua versão final. O J2EE 1.4 é, na verdade um conjunto de vários JSRs, que evoluem em conjunto. A nova versão do J2EE está prevista para se finalizada até abril de 2003, quando deverá ser lançada a nova versão da plataforma.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo