Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 01. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

OUND: white; COLOR: red; FONT-FAMILY: Verdana">Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. os artigos disponíveis somente em doc.

Java 2 Micro Edition

Do Pager ao PDA, com J2ME

Uma exploração pela plataforma Java para dispositivos moveis

 

Desde sua criação em 1995, Java veio evoluindo até tornar-se quase um padrão em aplicativos para servidores, através de tecnologias como EJB (Enterprise JavaBeans), JSP (JavaServer Pages) e Sevlets, que compõem o J2EE – considerada a primeira revolução do Java.

A mais recente adição a família Java é o Java Micro Edition (J2ME), edição voltada a equipamentos com poucos recursos de memória, exibição e processamento. Lembrando: as outras duas edições de Java são a Standard Edition (J2SE), a edição original de Java, hoje focada em desktops e estações de trabalho e a Enterprise Edition (J2EE), voltada para o ambiente de servidores.

 

Edições

Embora haja sobre posição entre as edições Java, cada uma delas é indicada para aplicações diferentes. O numero de classes em programas J2EE, por exemplo, justamente com complexidade em sua utilização, contrasta com pequenos números de classes de que programas J2ME fazem uso.

Além disso, programas J2ME dispõem de muito menos recursos computacionais. Trabalhar com diferentes edições possibilita ao Java atuar em varias direções, enquanto matem verdadeiro o espírito da linguagem. A Figura1 mostra as diversas edições Java, com ênfase nos elementos J2ME.

J2. Em dezembro de 1998, a Sun adotou o nome “Java 2” (abreviada por “J2”) para coincide com a versão do JSDK 1.2. Essa nova convenção passou então a ser adotada por todas as edições do Java: J2SE, J2EE e J2ME.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo