Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 01. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

OUND: white; COLOR: red; FONT-FAMILY: Verdana">Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. os artigos disponíveis somente em doc.

Qualidade com Java

Como Java dá suporte a software de qualidade

 

Apesar de ter apenas seis anos de idade, Java já é extremamente popular e domina grande parte do mercado de aplicações corporativas. De acordo com a última pesquisa do instituto Garther sobre o uso de Java no Brasil, 62% dos entrevistados em uma conferência sobre Economia da Tecnologia da Informação afirmaram que já utilizam Java para desenvolvimento de aplicações corporativas. Vinte e dois por cento dos entrevistados afirmaram que não usam Java ainda, mas pretendem usar. Só 16% dos entrevistados disseram que não usam e não planejam usar Java.

 

Adoção

Vários aspectos ajudam a explicar a rápida e ampla adoção de Java pela indústria de software. O marketing agressivo da Sun, desde o lançamento da linguagem, e a rivalidade com a Microsoft chamaram bastante atenção da indústria de software. A semelhança com a sintaxe e alguns conceitos de C e C++, que dominavam parte significativa do mercado, despertou a simpatia e facilitou a transição de vários programadores destas linguagens para Java.

A promessa de uma web mais interativa com a execução de applets (programas Java com interfaces gráficas e funcionalidade bem mais rica do que se consegue com HTML e JavaScript) nos clientes web parecia ser essencial para explorar serviços inovadores e novas oportunidades em comércio eletrônico, por exemplo.

Atrativos. Outro forte atrativo para a adoção de Java foi o projeto inovador da linguagem, integrando de forma consistente vários avanços na área de linguagens de programação e promovendo bibliotecas de classes (APIs) extensas e padronizadas. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo