Artigo Java Magazine 03 - Projeto conceitual de jogos wireless

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Veja nesse artigo uma análise de tecnologias e especificação de jogos para dispositivos móveis.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 03. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Projeto conceitual de jogos wireless

Análise de tecnologias e especificação de jogos para dispositivos móveis

A etapa de planejamento no desenvolvimento de jogos wireless ganha importância com as grandes restrições do ambiente

A tecnologia wireless exibe características muito propícias ao desenvolvimento de jogos: conectividade, interatividade, mobilidade e portabilidade. Um atributo-chave do ambiente é permitir aos usuários jogar em qualquer lugar e a qualquer hora. Tudo isto, somado ao fato de que milhares de pessoas têm acesso a dispositivos wireless, abre amplas perspectivas de mercado para os jogos neste ambiente.

Contudo existem algumas restrições relacionadas, tanto ao amplo leque de perfis de usuários quanto às tecnologias e ao hardware. Estas restrições devem ser consideradas nas fases de criação e de implementação de um jogo.

Este artigo discute o desenvolvimento do projeto conceitual de jogos em plataformas wireless baseando-se na experiência do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) e do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) no desenvolvimento de jogos para essa plataforma.

O projeto conceitual

Com natureza multidisciplinar, a criação de jogos eletrônicos requer um ciclo de desenvolvimento complexo. O projeto conceitual de um jogo pode ser considerado como uma das etapas mais importantes desse ciclo, compreendendo a definição de características do jogo como o enredo; os personagens e suas respectivas características físicas e psíquicas; o objetivo do jogo; a história; o fim do jogo, se houver; a pontuação; a hierarquia de personagens e objetos; as regras do ambiente e muitos outros aspectos. O importante é, que ao final do projeto conceitual, todas as propriedades do jogo tenham sido pensadas e definidas, e isto inclui o projeto de interfaces, gráficos, sons e músicas. "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?