Artigo Java Magazine 06 - Comunidade

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo publicado pela Java Magazine 06.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 06. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Comunidade

Duke do Cangaço

 

O Nordeste ganhou mais um importante JUG. É o PBJUG, Grupo de Usuários Java da Paraíba, inaugurado no dia 15 de março no auditório do CEFET-PB. A primeira reunião contou com a presença de 80 pessoas e se estendeu por um dia inteiro.

A abrangência das palestras foi grande no evento de lançamento. Na apresentação de abertura, foi demonstrada a ferramenta e-Gen Developer em desenvolvimento por uma equipe liderada por Ronaldo Costa e Anderson Teixeira, gerentes das Lojas Maia. Seguiram-se duas palestras sobre experiências práticas em projetos Java, por Marcelo Castro (Politec) e José Marconi (Qualiti). Retomando o enfoque técnico, o professor Frederico Guedes (CEFET-PB) tratou da API de Collections, uma das mais elegantes e ricas do J2SE. A seqüência de palestras foi concluída com uma visão geral do mercado Java no País, por Rodrigo Assad do C.E.S.A.R. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).

Durante o evento, patrocinado pela Oracle do Brasil e Connect Soluções Integradas, e apoiado pela Java Magazine e CEFET-PB, ocorreram sorteios de brindes da Oracle e exemplares da Java Magazine. Para participar dos sorteios, foi solicitado um quilo de alimento; o arrecadado foi doado à Casa de Apoio à Criança com Câncer de João Pessoa.

Os coordenadores Herval Freire (Connect), Marcelo Castro (Politec) e Frederico Guedes (CEFET-PB) já planejam as próximas reuniões (mensais). Além das obrigatórias palestras técnicas, estão previstas apresentações sobre casos de sucesso e novos produtos. O PBJUG mantém uma lista de discussão em groups.yahoo.com/group/pbjug. Participe!

JustJava se aproxima

O primeiro grande evento de Java do ano já está com data, local e principais patrocinadores confirmados. O JustJava 2003 acontecerá nos dias 26 e 27 de abril, no Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, Cerqueira César, São Paulo-SP). O evento tem apoio da SUCESU-SP e já conta com dois patrocinadores Master: IBM e Oracle. Mais de mil participantes são esperados e é intenso o interesse de empresas em fazer parte do evento.

As cerca de 40 de palestras técnicas e gerenciais do Evento da Comunidade Java Brasileira será dividido em sete tracks:

§         Java no ambiente servidor

§         Java em pequenos dispositivos

§         Core Java: linguagem e APIs

§         Ferramentas, soluções e produtos

§         Casos de sucesso

§         Outras tecnologias relacionadas a Java (Jini, JXTA etc.)

§         Ossos do ofício (problemas e soluções do dia-a-dia do desenvolvedor)

Funcionando em paralelo às palestras, haverá um Pavilhão de Exposições, que incluirá, além de estandes de empresas, um amplo espaço de convivência. Um dos principais objetivos do Pavilhão é promover o networking e a troca de conhecimentos entre os participantes. Para maximizar essa interação, os intervalos entre palestras terão duração estendida – será reservado pelo menos meia hora para cada coffee-break, com a possibilidade de intervalos maiores. Portanto, se você é “rato de palestra” e fica divido entre o frisson dos corredores e a aquisição de conhecimento nas apresentações, poderá fazer os dois no JustJava 2003 sem peso na consciência.

Além das palestras, haverá três keynotes (apresentações especiais usando o espaço de várias salas) – dois no primeiro dia (manhã e tarde) e um na manhã do domingo. Fechando o sábado, haverá um coquetel e um conjunto de discussões informais, no estilo dos antigos BOFs das primeiras edições do JavaOne. "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?