Artigo Java Magazine 07 - Bíblias Javanesas

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 07. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.imagem_pdf.jpg

Bíblias Javanesas

O coração de Java, em duas partes

 

Trabalho em um banco que tem cerca de 400 desenvolvedores Java cadastrados no repositório central de projetos; não conheço nem metade desses colegas, porém, vou sabendo quem são à medida que passo por suas baias, descobrindo suas “assinaturas”. É fácil distinguir os novatos, pois a maioria tem o livro “Core Java 2 Volume I: Fundamen­tos” junto ao micro; os veteranos, o “Core Java 2 Volume II: Recursos Avançados” aberto sobre a mesa.

São quase uma unanimidade nacional. Você pode ou não gostar dos Core Java, ter lá os seus livros prediletos (descobri que livros de referência Java têm suas torcidas fanáticas, como as de futebol), porém, não tem jeito: um dia vai acabar esbarrando nessa dupla dinâmica. Eu mesmo já tive a minha pele salva pelos Core Java, há alguns anos (em 2000). Os primeiros JDK lançados não incluíam suporte a impres­são, e eu estava envolvido em um projeto onde tínhamos que imprimir “write once, print anywhere”. Depois de duas semanas tentando reinventar a roda – com resulta­dos catastróficos , surgiu um colega com um livro que eu não conhecia, em por­tuguês, contendo a solução completa do problema. A partir daí os meus “Batman e Robin” não me aban­donam, pois os consulto sempre.

Chamo-os de “bíblia” porque impressionam. Os dois livros juntos (da editora Makron Books) somam 1.476 páginas de puro Java, sem contar capas, páginas iniciais e índices. Juntos pesam vários quilos. E depois dizem que conhecimen­to não pesa nem ocupa lugar!

O primeiro volume (com 672 páginas e um CD contendo os fontes dos exemplos) cobre os fundamentos, o ambiente e as estruturas básicas da linguagem. Na parte mais específica, trata de classes e objetos, heran­ça, interfaces e classes internas. A parte de programação gráfica com Swing é muito bem feita, contendo tabelas, gráficos, imagens e capturas de telas geradas pe­los bons e bem explicados programas de exemplo. O primeiro volume termina discutindo applets, exce­ções e manipulação de arquivos.

O volume “Recursos Avançados” (com 850 páginas, também in­cluindo um CD) fala de temas encontrados normalmente apenas em livros isolados: threads, redes, conectividade com bancos de dados e objetos remotos e chega a discutir, em detalhes, RMI e Corba. Um terço do volume é dedicado à discussão de recursos avançados do Swing e AWT, como o caso de impressão citado. O restante, por si só, já equivale a vários livros, reunidos em um único. São abordados JavaBeans, se­gurança, internacionalização e invocação de código nativo, entre outros tópicos importantes. Devemos reconhecer que os autores, Cay Horstmann e Gary Cornell, realizaram um trabalho hercúleo. Para se ter uma pequena idéia, só a lista de nomes das tabelas e figuras, do volume II, cobre sete páginas.

Esses dois livros são fundamentais na biblioteca de qualquer desenvolvedor Java. Como dizia uma antiga propaganda, eles “valem quanto pesam”. Bons códigos!   

Os dois livros juntos somam mais de 1.400 páginas de puro Java e pesam vários quilos – devemos reconhe­cer que os autores realiza­ram um trabalho hercúleo

Ficha técnica

Core Java 2 Volume I:
Fundamentos

Cay Horstmann e Gary Cornell

Editora Makron Books

672 páginas, R$ 119,00

ISBN 8534612250

Core Java 2 Volume II:
Recursos Avançados

Cay Horstmann e Gary Cornell

Editora Makron Books

850 páginas, R$ 125,00

ISBN 8534612536

Daniel deOliveira (daniel@dfjug.org) é o coordenador do DFJUG (Brasília Java Users Group), www.dfjug.org.

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?