Artigo Java Magazine 07 - Testes unitários

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo publicado pela Java Magazine 07.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 07. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Testes unitários

JUnit, automação com Ant e sugestões para a a implantação eficaz de testes unitários 

 A criação de testes unitários pode parecer, de início, algo trabalho­so e possivelmente sem retorno no desenvolvimento, mas quando testes são implementados de maneira produtiva, as vantagens começam a aparecer, tão cedo quanto as primeiras mudanças no ambiente ou nas funcionalidades da aplicação.

 

Imagine mudar o tipo do campo de uma tabela acessada por mais de um compo­nente Java, por exemplo. Pode parecer complicado garantir que o sistema conti­nua funcionando corretamente após uma mudança desse tipo, mas é aí que entram os testes sistematizados e automatizados. Testes executados diariamente, de forma automática, apontam problemas assim que eles acontecem, reduzindo bastante o custo de consertá-los.

Neste artigo, veremos como criar testes unitários com o JUnit e como automatizá-los com o Ant, além de discutir sugestões e melhores práticas.

JUnit

O JUnit é um framework de testes já bastante conhecido e amplamente usado no mercado. As principais ferramentas de desenvolvimento se integram com o JUnit e existem muitas extensões e ferramentas livres.

A criação de testes com o JUnit é simples – tudo é feito seguindo um modelo de programação bem definido e auxiliado por uma biblioteca. O framework inclui, basicamente:

 

• Uma classe base, que as classes de testes da aplicação devem estender;

 

• Um conjunto de métodos auxiliares para a verificação de asserções, tais como checar a igualdade do conteúdo de dois objetos;

 

• Ferramentas para execução dos testes.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?