Artigo Java Magazine 10 - Eclipse Plugado

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo publicado pela Java Magazine.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 10. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Eclipse plugado

Introdução à criação de plug-ins

Conheça recursos para a criação de extensões da plataforma Eclipse – de conceitos básicos ao Plug-in Development Environment

Na Edição 4 (artigo "Eclipse Inicial") o Eclipse foi apresentado sob a perspectiva dos desenvolvedores de aplicações Java. Neste artigo o descrevemos como uma plataforma para  desenvolvimento e integração de ferramentas, apresentando uma introdução à criação de plug-ins.

A plataforma Eclipse é estruturada na forma de um framework orientado a objetos, que facilita o desenvolvimento de plug-ins. Escritos em Java, plug-ins estendem pontos de extensão oferecidos pela plataforma ou por outros plug-ins. A natureza das extensões que podem ser desenvolvidas é bastante diversificada. Já existem plug-ins para desenvolvimento J2EE, distribuição de aplicações, execução de testes automatizados, modelagem, cálculo de métricas, geração de documentação, acesso a bancos de dados, edição de XML e muitos outros (conheça alguns plug-ins focados em codificação e métricas na coluna "Java Livre" desta edição).

Elementos da Plataforma

Antes de entrarmos em detalhes sobre a criação de plug-ins veja um pouco mais sobre a plataforma Eclipse, com foco no desenvolvimento dessas extensões.

O Eclipse fornece, além da própria plataforma e do JDT (Java Development Tooling), o PDE (Plug-in Development Environment). A distribuição Eclipse SDK inclui tanto o PDE quanto o JDT, enquanto que a Platform Runtime Binary fornece apenas a plataforma, sobre a qual pode ser instalado o JDT ou outro conjunto de ferramentas (como o CDT, para desenvolvimento C/C++).

A Figura 1 (baseada na documentação do Eclipse) mostra o relacionamento entre os principais componentes da plataforma, resumidos a seguir:"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?