Artigo Java Magazine 13 - Java.net na Prática

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo publicado pela Java Magazine 13.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 13. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição.

Java.net na Prática

Parte 2: Código e Ferramentas

   Na primeira parte desta série, vimos o que é o java.net e como iniciar ou participar de um pro­jeto open source. Mas para tirar proveito de tudo o que o java.net oferece, é preciso conhecer as ferramentas fornecidas pelo portal. São elas que você vai utilizar no dia-a-dia do seu projeto, e que permitirão a colaboração com outros desenvolvedores. Colaboração é a principal vantagem de se participar das comunidades do java.net. Conhecer essas ferramentas irá ajudá-lo a navegar com tranqüilidade nas centenas de projetos existentes – e tornará seu pró­prio projeto melhor estruturado.


 Aproveito para chamar a atenção a um detalhe: entre a publicação da primeira parte e esta, o java.net passou por uma reformulação visual. Algumas ferramen­tas mudaram de nome e outras tiveram funcionalidades melhoradas. Portanto, as capturas que você verá nessa parte serão um pouco diferentes das apresentadas na edição anterior.

Código fonte

No coração de um projeto está seu código fonte. São os fontes que irão refletir, em termos concretos, a colaboração dos desen­volvedores – no mundo open source é aqui que você mostra o seu valor. Portanto, uma das principais funcionalidades que o java.net oferece é a capacidade de armazenar, acessar e gerenciar o código de projetos, através de um sistema de controle de ver­sões. É a ferramenta Version Control.


Por trás dessa ferramenta está o CVS, o sistema de controle de versões mais utilizado no mundo. O CVS, um sistema open source, foi criado com o objetivo de permitir que centenas, ou mesmo milhares, de desenvolvedores trabalhem juntos em um projeto, princi­palmente através da internet. Utilizado em um grande número de projetos open source ao redor do mundo, o CVS já provou ser um sistema de controle de versões estável e confiável. Como um bom desenvolvedor open source, saber usar o CVS chega a ser uma obrigação. Você pode ver detalhes sobre a configuração e o uso do CVS na coluna “Java Livre”, da Edição 7.


"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?