Artigo Java Magazine 14 - Editorial

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo publicado pela Java Magazine 06.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 14. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

jm14_capa.JPG

Editorial

 

Em qualquer projeto complexo de desenvolvimento fatalmente nos veremos fazendo tarefas braçais e repetitivas. No início, esses procedimentos até são um "refresco"; podemos executá-los sem pensar, automaticamente. Mas e quando os sistemas crescem e as tarefas "automáticas" evoluem? Compilação e empacotamento de dúzias de módulos, deployment em servidores fisicamente distribuídos, execução de testes de regressão para centenas de funcionalidades... Neste ponto, mesmo com toda sua atenção e dedicação, a chance de erros (e de tédio) é imensa.

Entra em cena o Ant, uma das ferramentas mais usadas em todas as áreas de Java, por desenvolvedores de todos os níveis. Mesmo os iniciantes. Se você usa uma IDE, muito provavelmente tira proveito dos recursos dessa ferramenta livre da Apache (o Ant é base, por exemplo, do mecanismo de builds do JBuilder, integra-se perfeitamente ao Eclipse e a muitas outras IDEs, e será um pilar fundamental do NetBeans 4.0). Por tudo isso, oferecemos nesta edição destaque mais que merecido ao Ant (e talvez uma das maiores formigas já publicadas!). Você verá detalhes sobre tasks menos conhecidas mas de grande utilidade, além de técnicas, dicas e boas práticas para o uso eficaz do Ant em projetos reais – sempre com muitos exemplos.

O JBoss é outra ferramenta extremamente popular entre desenvolvedores nacionais. O artigo "Entity Beans no JBoss" explora um recurso sofisticado da plataforma J2EE – a persistência automática (tanto de dados de objetos quanto de seus relacionamentos) usando componentes EJB no JBoss. A maior parte dos exemplos funciona em outros servidores, com pouca ou nenhuma alteração; então o que você aprende sobre relacionamentos e persistência gerenciados pelo container (CMR e CMP) poderá entrar para seu "kit de conhecimentos essenciais" de J2EE. Veja tudo nesse tutorial passo a passo, e se você quer extrair o máximo do JBoss, o texto também traz informações sobre recursos específicos do servidor.

O Java no desktop é novamente tema da coluna de Bruno Souza, que mostra o lado prático e a motivação por trás dos Layout Managers, e apresenta o projeto JGoodies, usado para construir as telas da versão multiplataforma do programa "IRPF" (criado pela Receita Federal/Serpro). As dicas são voltadas à criação de "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?