Artigo Java Magazine 17 - Degustando Java

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo publicado pela Java Magazine 17.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 17. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição.

Degustando Java

Web Tools Platform

O Consórcio Eclipse iniciou formalmen­te as atividades no projeto Web Tools Platform, que visa fornecer infra-estrutura para a construção de plug-ins para desen­volvimento web. Ele está divido em dois subprojetos: o WST (Web Standard Tools) e o JST (J2EE Standard Tools).

O WST pretende oferecer suporte a HTML, XML, CSS e JavaScript, além de in­tegração com servidores web e bancos de dados relacionais. Essa base poderia ser utilizada, por exemplo, para a construção de plug-ins específicos para desenvolvi­mento em PHP, ColdFusion ou Zope. Já o JST visa oferecer suporte ao J2EE, incluin­do Servlets, páginas JSP e EJBs.

No momento está-se buscando feedback da comunidade sobre as duas contri­buições de código feitas para iniciar o projeto: o Lomboz, da ObjectWeb, e uma doação da IBM, de componentes para XML, JDBC e EJB do Websphere Studio. Ba­seado na resposta da comunidade, as duas contribuições serão integradas e refatora­das; e serão definidas especificações para os milestones (marcos intermediários) de desenvolvimento até a liberação da versão 1.0 do WST e JST.

Ambas as contribuições podem ser baixadas em eclipse.org/webtools (siga o link “Developer Resources”); já é possível discuti-las em um mailing list criado para os desenvolvedores do proje­to. Os interessados devem se preparar com máquinas bem poderosas, pois a contribuição da IBM exige, além dos SDKs do próprio Eclipse, vários componentes adicionais como o EMF e o VEP.

J2EE 1.4 livre

Usuários do JBoss finalmente po­dem usufruir dos recursos do JSP 2.0 e Servlets 2.4, com a liberação da versão 3.2.5 do servidor livre, que incorpora o Tomcat 5.0. Mas outros recursos do J2EE 1.4, como EJB 2.1, ainda não são suporta­dos pela última versão de produção, que permanece seguindo a especificação J2EE 1.3.

Por outro lado, a versão em desenvol­vimento (4.0 RC1 no fechamento desta edição) passou nos testes de compa­tibilidade (TCK) do J2EE 1.4, segundo anúncio pelo JBoss Group. A empresa também vem atuando ativamente
no JCP, em especial na JSR-220 (EJB 3.0), que tem influência do Hibernate (aliás, outro projeto sob patrocínio do
JBoss Group).

Desenvolvedores interessados num ambiente J2EE 1.4 livre para uso imedia­to em produção não precisam esperar que o JBoss 4.0 atinja a versão final; podem optar pelo JonAS, do ObjectWeb Consortium (objectweb.org), que em ju­nho liberou a versão 4.1, atualizada logo depois"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?