Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 21. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

Cafeína

News & Bytes

Do básico ao avançado, do essencial ao útil, do nostálgico ao exótico, a tecnologia Java em pequenos pedaços

 

Evolução do Javadoc

O JSR-260 (“Javadoc Technology Update”) recentemente submetido pela Sun e logo depois aprovado pelo JCP, promete mudanças muito esperadas no Javadoc.

O Javadoc, a tecnologia usada para geração automática de documentação a partir de comentários especiais no código, foi lançado juntamente com a primeira versão de Java em 1995 e é um grande sucesso até hoje. Mas a tecnologia havia sido projetada para documentar APIs menores e mais simples. Com o crescimento de Java e de suas bibliotecas, ficou difícil navegar pela documentação de classes sofisticadas, com centenas de métodos e atributos. Daí a necessidade de um extenso upgrade na tecnologia. A JSR-260 propõe diversas melhorias no Javadoc, incluindo:

·         Categorização de métodos e atributos de a com o tipo de uso

·         Índice semântico de classes e pacotes

·         Distinção entre métodos estáticos, de fabrica e deprecated e métodos comuns

·         Separação de métodos get/set de outros métodos

·         Combinações e quebras em múltiplas visualizações

·         Novos tags de documentos

·         Inclusão de exemplos e casos de uso comuns juntamente com a documentação

 

Acompanhe a evolução dessa JSR em jcp.org.

 

JDBC 3 para SQL Server

Indicado como o mais rápido driver JDBC tipo 4 (puro-Java) para Microsft SQL Server e Sybase, o jTDS (jtds.sf.net) chega a versão 0.9 com 100% de aderência à especificação JDBC 3.0. Esse release implementa novos tipos de ResultSets, múltiplos Statements concorrentes e independentes, e todos os métodos das interfaces DatabaseMetaData e ResultSetMetData (usados por aplicações para verificar recursos suportados pelo driver e banco de dados). Tudo isso num pequeno JAR de 217 Kb.

 

FTP com Swing

Você precisa de um cliente FTP simples, rápido e multiplataforma? Vale conhecer o JFTP (j-ftp.sf.net). É uma aplicação gráfica puro-Java em Swing com diversos recursos avançados, como upload/download recursivo de diretórios e enfileiramento/retomada de transferência. O produto é software livre sob licença GPL e inclui uma API para FTP (pacotes net.sf.jftp.net) usável separadamente. Recentemente foi lançada a versão 1.4.5, que vem com melhorias de performance na interface gráfica e aperfeiçoamentos diversos. O visual ainda deixa um pouco a desejar, especialmente no uso de fontes e ícones, mas as funcionalidades principais já estão consolidas.

 

JRockit 5, WebLogic 9, Beehive

A BEA Systems, criadora do servidor J2EE WebLogic, lançou a nova versão de sua JVM otimizada para aplicações enterprise. A JRockit 5 (bea.com/jrockit) vem com suporte a todos os novos recursos do J2SE 5.0 e implementações especificas para diversas plataformas de hardware: Windows (Xeon 32/64 bits e Itanium) e Linux (Xeon 64 bits e Itanium). Co-desenvolvida com a Intel, a VM pode ser usada gratuitamente, inclusive em produção (mas não deixa de ler a licença de uso antes de fazê-lo). O lançamento é casado com o do WebLogic 9.0 (“Diablo”), que é fortemente voltado à nova onda tecnológica SOA ( ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo