Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 21. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

Primeiros Passos

Caminhos para o Classpath

Saiba porque ocorrem problemas com classpath e como resolvê-la

 

Uma das maiores dificuldade do iniciante em Java é a configuração do classpath, que é necessária para localizar APIs, bibliotecas e outras componentes como drivers JDBC. Praticamente toda aplicação Java de sistemas Web a ferramentas de geração de relatórios Toolkits gráficos alternativos, e mesmo aplicação distribuída com EJB, exige a configuração do classpath.

 

O que é o classpath?

Pode se disser que “classpath” é um nome curto para a propriedade de sistema java.class.path, cujo valor (um String) pode ser obtido com System.getProperty(“java.class.path”).

A finalidade do classpath é indicar para a máquina virtual Java onde localizar os byte-codes das classes instaladas no computador.

Sua sintaxe consiste de uma lista de diretórios ou pacotes jar/zip separados por um caractere que varia de acordo com o sistema operacional. Sistemas Windows utilizam o ponto-e-vírgula enquanto sistemas Unix como o Linux usa dois-pontos. Deve ser considerada também a variação do separador de diretórios nas diferentes plataformas.

 

Inicializando o classpath

A JVM pode iniciar a propriedade java.class.path de três maneiras:

  1. A partir da variável de ambiente CLASSPATH do sistema operacional.
  2. A partir da opção de linha de comando –cp ou –classpath do comando java.
  3. A partir do atributo Class-path no arquivo MANIFEST.MF de um pacote jar.

 

A forma mais comum é utilizar o valor da variável de ambiente ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo