Artigo Java Magazine 24 - SuperWaba Inicial

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo publicado pela Java Magazine.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 24. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

SuperWaba Inicial

Aplicações para PDAs com ferramentas Java

Use seu conhecimento de Java para desenvolver para PDAs com o SuperWaba e conheça um pouco da programação para Palm OS

Originado do projeto livre Waba, o SuperWaba é uma plataforma de desenvolvimento voltada a PDAs/handhelds (e mais recentemente celulares). O SuperWaba foi lançado no início de 2000 e hoje é utilizado internacionalmente, contando com mais de 20 mil usuários e vários casos de sucesso.

Tecnicamente o SuperWaba não é Java, pois não atende aos critérios para certificação, nem adere às especificações do Java Community Process (JCP). Mas a sintaxe é praticamente igual à de Java (toda a sintaxe da linguagem até a versão 1.4 é suportada, com exceção da palavra-chave synchronized). Graças a esta semelhança, podem ser utilizadas com o SuperWaba ferramentas originalmente concebidas para o desenvolvimento em Java, como Eclipse IDE, NetBeans, JDeveloper, JBuilder, Ant e outras.

Uma diferença importante do SuperWaba com relação ao verdadeiro Java é que a filosofia de portabilidade total foi trocada por um enfoque mais pragmático. O produto começou oferecendo suporte apenas a Palm OS e ao PocketPC (quando estas plataformas ainda não eram capazes de rodar nem mesmo o J2ME). Hoje o produto também suporta a plataforma Symbian, popular em celulares.

Neste artigo apresentamos de forma prática a programação com o SuperWaba. Vemos também conceitos gerais do desenvolvimento para PDAs, com enfoque especial na plataforma Palm OS.

Preparação do ambiente

Mesmo não sendo Java, para usar o SuperWaba você deve ter o Java 2 SDK (JSDK) instalado. O compilador Java é usado para gerar os bytecodes, que mais tarde serão empacotados pelas ferramentas para execução nos dispositivos. O SuperWaba também utiliza as ferramentas do JSDK para a geração de documentação javadoc e pacotes jar, e para a execução de aplicações SuperWaba em computadores desktop.

Tendo o JSDK instalado, o próximo passo é baixar o kit de desenvolvimento do SuperWaba, disponível no site oficial do produto (www.superwaba.com.br). É necessário fazer o cadastro (gratuito) para ter acesso ao download.

Para Windows, é disponibilizado um instalador automático. Em outros sistemas, você pode precisar fazer a instalação manual: descompacte o arquivo numa pasta qualquer (a pasta padrão é SuperwabaSDK) e inclua no classpath duas entradas: "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?