Artigo Java Magazine 31 - Eclipse Web Tools Platform

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (1)

Artigo publicado pela Java Magazine edição 31.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 31. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

Eclipse WTY Inicial

Criação Turbinada de Aplicações Web

 

Conheça o projeto de desenvolvimento web e Java EE do Eclipse e saiba como configurar projetos e servidores, e depurar aplicações passo a passo.

 

Douglas José Soares Rodrigues

 

O Eclipse Web Tools Platform (WTF) é um conjunto de extensões do Eclipse para o desenvolvimento de aplicações web e java EE. Neste tutorial, vamos demonstrar como usar as principais funcionalidades do WTP para o desenvolvimento web, criando uma aplicação simples mas completa.

 

Instalação do WTP

No site do projeto eclipse.org/webtools, há distribuições do WTP para Linux e Windows. Para o exemplo deste artigo foi usado o pacote wtp-all-in-one-<versão>-win32.zip. (O WTP estava no release 0.7.1 no fechamento desta edição). O pacote all-in-one pesa cerca de 175 Mb e contém todas as dependências do WTP, inclusive o próprio Eclipse 3.1 SDK.

Se você já tem instalado o Eclipse SDK mais recente, pode economizar mais 100 Mb de downloads, baixando apenas os arquivos wtp-sdk-<versão>.zip e emf-sdo-xsd-SDK-<versão>.zip. Será também necessário ter um container web instalado. Para este artigo usamos o Tomcat 5.5. 

 

Configurando o servidor

Tendo instalado o Eclipse WTP, precisamos configurar o servidor/container web. Para isso, no Eclipse selecione File\New>Other e na pasta Server escolha a opção Server. Em Server Type, (veja a Figura 1) selecione a opção correspondente ao fabricante e à versão do servidor – Tomcat 5.5Server no nosso caso. Clique em Finish para concluir a configuração do servidor.

O servidor deve aparecer na área de projetos e na view “Servers”. Para exibir esta view, clique em Windows|Show view>Other e selecione Server>Servers; a view apresenta uma lista com os servidores instalados, conforme a Figura 2.

 

 

Figura 1. Definindo um novo servidor para o WTP

 


Figura 2. View mostrando servidores configurados no WTP

 

Criando o projeto

 

Vamos implementar uma aplicação de questionário para exemplificar a utilização do WTP. A aplicação apresenta um seqüência de perguntas cada uma com quatro alternativas de respostas, sendo apenas uma correta.

Primeiro criamos um novo projeto no WTP. Selecione File|New>Project; na tela exibida expanda a pasta Web e selecione a opção Dynamic Web Project. Clique em Next e forneça "Quiz" como o nome do projeto; depois clique em Show Advanced (caso este botão não esteja pressionado). Os dados devem ser preenchidos conforme a Figura 3.

Note que o campo Context Root, que representa o contexto a ser criado no servidor, será automaticamente preenchido com o nome do projeto. Em "Target Server" escolha o servidor configurado anteriormente, se já não estiver escolhido. Clique em Finish para criar o novo projeto.

O Eclipse deve alternar automaticamente para a perspectiva J2EE.(Se isso não acontecer, selecione o comando Window |Open perspective>Other e escolha J2EE na lista.) O novo projeto estará dentro da pasta Dynamic Web Projects, na view Project Explorer, como mostra a Figura 4.

Por fim, clique na pasta do projeto com o botão direito, e selecione Properties. Em Server, defina o servidor criado anteriormente como padrão (Default Server).

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 3. Configurações básicas do novo projeto Quizz

 

 


Figura 4. O projeto quis na perspectiva J2EE

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?