Artigo Java Magazine 44 - Web Services com NetBeans

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Aprenda nesse artigo, como usar o IDE NetBeans para implementar web services de maneira simples e produtiva usando a Java API for XML Web Services.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 44. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Web Services com NetBeans

Implementando serviços no NetBeans 5.5 com JAX-WS

Aprenda nesse artigo, como usar o IDE NetBeans para implementar web services de maneira simples e produtiva usando a Java API for XML Web Services

 

Neste artigo, veremos como criar aplicações baseadas em web services usando a produtividade disponível no NetBeans, com a simplicidade do padrão  JAX-WS.

Começaremos apresentando os principais conceitos da tecnologia de web services. Depois construiremos passo a passo uma aplicação servidora, e outra aplicação JSP que será o cliente do nosso serviço.

Tecnologias e arquitetura

Os web services, numa definição simples, são aplicações que aceitam solicitações de outros sistemas através da internet. Mais concretamente, web services são serviços distribuídos que podem processar mensagens SOAP (Simple Object Access Protocol) estruturadas em XML, podendo ser enviadas usando o protocolo HTTP e que são descritas através de WSDL (Web Services Description Language).

A arquitetura básica de soluções de web services é apoiada na interação de três elementos: Provedor de Serviços, Consumidor de Serviços e Registro de Serviços. Esta interação envolve as operações de publicação, pesquisa e ligação. Veja a seguir mais sobre cada um desses elementos:

§         Provedor de serviços: É a entidade que cria o web service. O provedor disponibiliza o serviço para que possa ser utilizado por um cliente. Para que isto ocorra, o provedor precisa descrever o web service em um formato padrão, que seja compreensível para qualquer aplicação que precise usá-lo a partir de qualquer plataforma.

§         Registro de serviços: É a localização central onde o provedor de serviços pode relacionar seus web services, e no qual um consumidor de serviços pode pesquisá-los. O registro dos serviços contém informações como detalhes de uma empresa, quais os serviços que ela fornece e a descrição técnica de cada um deles."

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?