Artigo Java Magazine 55 - Coleta e análise de métricas em software OO

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Aprenda a coletar algumas métricas de software e analisar como podem auxiliar na gerência de projetos e na qualidade do produto final utilizando a ferramenta Metrics for Eclipse.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 55. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Coleta e análise de métricas em software OO

Utilizando a ferramenta Metrics for Eclipse

Aprenda a coletar algumas métricas de software e analisar como podem auxiliar na gerência de projetos e na qualidade do produto final

A Engenharia de Software faz uso de vários métodos e ferramentas que trabalham visando produzir, dentre outras características, software de qualidade. Portanto, torna-se necessário o desenvolvimento de técnicas que permitam uma avaliação abrangente da qualidade dos artefatos de software, para garantir que o usuário receba produtos dentro das especificações por ele definidas e esperadas. Isto pode ser alcançado através da definição e especificação apropriadas de características relevantes de qualidade do produto, com as respectivas avaliações, sempre que possível, usando métricas válidas e aceitas.

Métricas fornecem informações que expressam, entre outras coisas, o tamanho, a complexidade e a quantidade de defeitos do software, normalmente indicativos da qualidade de um produto de software.

Um dos benefícios das métricas é poder auxiliar o engenheiro de software apontando onde ele deve concentrar seus esforços para redefinir partes do software e/ou conduzir testes de forma a obter melhores resultados. Dentro desse contexto, o artigo tem por objetivo apresentar a ferramenta Metrics for Eclipse, responsável pela extração de diferentes métricas, e suas principais funcionalidades através de um estudo de caso que permitirá ao leitor compreender e analisar uma série de métricas relacionadas a um produto de software. A plataforma utilizada para a realização do estudo de caso foi a IDE Eclipse (ver seção Links).

Preparando o ambiente de trabalho

Para instalar o Metrics for Eclipse, acione o menu Help>Software Updates>Find and Install. Na janela Install/Update, selecione Search for new features to install e clique no botão Next. Na janela Install, clique New Remote Site e entre com um nome para o site de update (ex.: “Metrics for Eclipse”) e com a URL “http://metrics.sourceforge.net/update”. Após a confirmação, selecione este site de update na janela Install, e clique Finish. O Eclipse irá exibir uma janela Updates com a lista dos plugins localizados; selecione a caixa de verificação do “Metrics for Eclipse” e clique Next. Após aceitar o termo de licença (EPL – a mesma do Eclipse), clique Next para executar a instalação. Na próxima janela basta clicar no botão Finish. Concluída a instalação, será recomendada a reinicialização do Eclipse para que as alterações tenham efeito.

Nesse momento, será necessário exibir a Metrics for Eclipse através do menu Window>Show View>Other. Será exibida uma janela onde deverá ser expandido o diretório Metrics, que contém as diversas formas de visualização da ferramenta. Basta selecionar a opção da visualização Metrics View e confirmar a operação (ver Figura 1).

Figura 1. Exibindo a visualização do Metrics for Eclipse

A paleta Metrics View será exibida. Caso queira exibir os outros tipos de visualização basta repetir o processo selecionando a visualização desejada. A visualização inicial explicará brevemente a utilização da ferramenta, até que uma medida seja coletada.

Para começar a coletar métricas, em um projeto deve-se clicar com o botão direito sobre o projeto e, no menu popup, selecionar Properties. Na janela de propriedades do projeto clicar na opção Metrics e marcar a caixa de verificação Enable Metrics. Isso fará com que o Eclipse calcule as métricas sempre que houver uma compilação do projeto.

Estudo de Caso

O estudo de caso deste artigo foi elaborado com a finalidade de demonstrar o uso destes recursos, onde será utilizado o código fonte de um fragmento de um sistema de Controle de Frota, que permitirá a abordagem de algumas métricas de software aplicadas em um projeto. A Figura 2 apresenta o diagrama de classes simplificado do sistema, representando as classes de domínio com alguns atributos e métodos relevantes.

 


Figura 2. Diagrama de Classes do estudo de caso

Para visualizar as métricas do código, abra a janela de propriedades do projeto, e na página Metrics, ative a opção Enable Metrics, e faça um rebuild do projeto. A partir deste momento, as métricas serão recalculadas automaticamente sempre que algum código do projeto for modificado. Na Figura 3, apresentamos alguns resultados obtidos da coleta das métricas para os elementos implementados no código de exemplo.

Figura 3. Lista das métricas calculadas

Os resultados de cada métrica mostram seus valores totais, médias, desvio padrão, valor máximo e o recurso (arquivo-fonte) associado ao valor máximo, onde:

·         Valores em azul indicam que a métrica se encontra dentro dos limites especificados;

·         Valores em vermelho indicam que a métrica se encontra fora do intervalo permitido.

 

Algumas métricas podem ser verificadas para pacotes, classes ou métodos separadamente, ao selecioná-los no Package Explorer.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?