Artigo Java Magazine 59 - Eclipse 3.4 Ganymede

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Java Magazine Edição 59.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 59. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Eclipse 3.4 Ganymede

As novidades do Eclipse, modelo 2008

O Eclipse 3.4 é uma atualização evolucionária – talvez a última antes do 4.0 – mas traz novidades importantes, de um novo gerenciador de plugins ao primeiro compilador Java para a era multi-core

 

De que se trata o artigo:

Apresentamos as novidades do Eclipse 3.4 “Ganymede”, o último release do IDE mais popular para desenvolvimento Java. Veja também a cobertura do EclipseCon 2008 na Edição anterior, e aguarde pela cobertura de outros projetos importantes da ESF – especialmente o WTP 3.0 – que faremos em breve.

 

Novidades do novo Eclipse – Resumo DevMan:

O Eclipse (especialmente o JDT) já atingiu um grande nível de maturidade, faltando muito pouco que melhorar ou adicionar. Por isso, a versão 3.4 traz poucas mudanças de grande impacto – com a grande exceção do gerenciamento de atualizações de plugins, extremamente aperfeiçoado nesta versão. Mas há muitas melhorias na categoria “refinamento”, que tornam o Eclipse ainda mais fácil e eficiente: por exemplo, o novo compilador Java é multithreaded, sendo muito mais rápido em máquinas multi-core. E como o release 3.4 é altamente compatível com o anterior, pode-se migrar facilmente, sem preocupações de compatibilidade com projetos ou plugins existentes.

 

Mais um ano que passou, mais uma lua de Júpiter desponta no céu dos programadores Java adeptos dos IDEs da Eclipse Software Foundation. Quando você estiver lendo este artigo, o release final do Eclipse 3.4 já estará disponível. Iremos examinar aqui suas principais inovações.

A maturidade do Eclipse

Há anos escrevo artigos sobre novidades do Eclipse, e a cada ano, os relatórios New and Improved do projeto listam a mesma abundância de novidades. No entanto, o número de novidades importantes é cada vez menor. A tendência do Eclipse de ter releases cada vez mais evolucionários, com menos mudanças de alto impacto, é cada vez mais forte. E isso é uma boa coisa. Significa que o Eclipse já é tão completo e sofisticado que, na verdade, há muito pouco o que melhorar. Significa, também, que a plataforma é cada vez mais estável – o que resulta em várias vantagens, como alta compatibilidade com plugins antigos, e com projetos e workspaces criados na versão anterior (o que facilita a migração gradual para o novo IDE).

Assim, continuo com o formato adotado nos artigos mais recentes (das Edições 37 e 47), que também se mostrou vantajoso: ao explorar um número menor de funcionalidades, podemos entrar mais a fundo em cada uma delas. E sim, existem novidades importantes, ainda que em número relativamente pequeno, no Eclipse 3.4.

Equinox p2 e Update Manager

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?