Artigo Java Magazine 59 - JavaOne 2008: Java + You

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Java Magazine Edição 59.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 59. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

JavaOne 2008: Java + You

Um panorama técnico do maior evento sobre Java do mundo

Destacamos as principais novidades do JavaOne: Servlet 3.0, EJB 3.1, Java SE 7, OSGi e outros fatos interessantes

O JavaOne é sempre uma coleção de eventos incríveis. Este ano começou com o pré-evento gratuito CommunityOne com direito a festa de encerramento e muito mais, seguido de quatro intensos dias de JavaOne, onde gostaríamos de fazer tudo e nunca temos tempo suficiente.

Entre os vários keynotes podemos destacar a abertura que iniciou com um incrível show de música e dança, seguido pelo uso intensivo do lançador de camisetas do James Gosling (Figura 1). Também assistimos uma demonstração ao vivo do músico Neil Young, que fez um depoimento de como o Java ajudou a organizar sua biografia, discografia, fotos... Apresentando como o Java está presente nos mais diversos contextos. Outro keynote que podemos destacar foi o de encerramento com James Gosling, onde foram apresentados os ganhadores do Duke’s Choice Awards (veja Figura 2). Para completar este cenário incrível estava à disposição dos congressistas mais de 370 technical sessions, general sessions, BOF (birds of a feather) e laboratórios práticos (Hands-on). E muitas festas e muito neworking.

 

Figura 1. James Gosling lançando camisas

Figura 2. Prêmio do Duke’s Choice Award

Não podemos deixar de falar do pavilhão cheio de expositores como a IBM, Oracle, Nokia, diversos provedores de bibliotecas JSF, stands para as principais APIs da plataforma Java e muitos outros - até mesmo a Microsoft, que em anos recentes tem colaborado com a Sun para alinhar tecnologias como web services.

 “Java + You” foi o tema do JavaOne 2008, mostrando infinitas possibilidades de uso da tecnologia Java para atender a necessidade de diferentes usuários, desde o usuário final da aplicação, programadores Java, designers, provedores de conteúdo e programadores de linguagens de scripting (ver Figura 3).

Figura 3. Richard Green apresenta o slogan Java + You

Inovação na medição da qualidade das palestras

Diversos sensores espalhados pelo JavaOne mostravam em real-time o movimento das pessoas, a que horas entravam e saíam das palestras. John Gage brincou com os palestrantes dizendo que neste ano a qualidade das palestras seria medida não apenas pelas avaliações, mas também pelo fluxo de pessoas que saíram no meio da palestra (ver Figura 4).

 

Figura 4. Platéia cheia para o JavaOne

CommunityOne

O CommunityOne (Figura 5) é um evento gratuito que acontece na véspera do JavaOne. Originalmente este evento abordava apenas o IDE NetBeans e era chamado NetBeansDay, mas cresceu para cobrir outros projetos livres da Sun. Neste ano foram 13 "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?