Artigo Java Magazine 61 - Orientação a Objetos no Javascript

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Discutindo de forma prática os tipos de orientação a objetos com protótipos e compreendendo o poder da linguagem Javascript com esse paradigma.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 61. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Orientação a Objetos no Javascript

Compreendendo a orientação a objetos do tipo protótipo

Discutindo de forma prática os tipos de orientação a objetos com protótipos e compreendendo o poder da linguagem Javascript com esse paradigma

 

De que se trata o artigo:

Introdução aos conceitos de orientação a objeto no Javascript, explicando como funciona o tipo específico de orientação a objetos com protótipos.

 

Para que serve:

Entender como funciona os conceitos básicos da orientação a objetos como herança, encapsulamento, sobrecarga e sobrescrita no tipo de linguagem com Protótipo. Entender o funcionamento de características que simulam herança acidental e o caráter dinâmico e fracamente tipado.

 

Em que situação o tema é útil:

Quando precisamos manipular um Framework Ajax estendendo suas funcionalidades ou melhorando objetos existentes no Javascript, como a adição de funções no Array ou String que existem em linguagens OO tradicionais.

 

Orientação a Objetos no Javascript:

Abordamos nesse artigo alguns conceitos básicos desconhecidos da grande maioria dos desenvolvedores web, que é a orientação a objetos no Javascript.

Analisaremos os conceitos de herança, polimorfismo, agregação e demais conceitos comuns em linguagens conhecidas como Java, mas pelo aspecto de protótipos que o Javascript implementa. Veremos funcionalidades acidentais que simulam herança e construção de objetos.

 

Nesse artigo estudaremos como está fundamentada a orientação a objetos no Javascript e como entender a sintaxe dentro desse conceito. Todos os Frameworks Ajax modernos estão codificados com a orientação a objetos como base. Portanto, para a extensão segura das funcionalidades existentes nesses Frameworks é necessário um conhecimento sólido.

O Javascript é uma linguagem dinamicamente tipada, suportando apenas late binding (ligação tardia), onde o interpretador resolve o tipo em última hora e em tempo de execução. Também é fracamente tipada (weakly typed), pois permite misturar valores de diferentes tipos livremente, fazendo sempre as conversões necessárias ao invés de gerar erros. Em oposição, a linguagem Java é "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?