De que se trata o artigo:

Apresentamos neste artigo uma das principais novidades do JavaOne 2008: a nova arquitetura do Java Plug-in, responsável pela execução dos Applets e a unificação do ambiente de execução no Browser e no Desktop. Além das entrevistas exclusivas apresentamos um glossário com informações que podem ser úteis para entender melhor as entrevistas e um passo a passo para executar uma demonstração com Java SE update 10 e visualizar o novo recurso no seu computador.

Para que serve

Este artigo é destinado a quem tem interesse em criar aplicações ricas no Browser e no Desktop. Toda a comunidade Java está de olhos bem abertos para as primeiras aplicações criadas com os novos Applets e JavaFX. O pioneirismo poderá ser recompensado com a fama, vale a pena conhecer os novos recursos e testá-los!

Em que situação o tema é útil

Estas tecnologias podem ser utilizadas para aplicações conectadas a Web, ou seja, aplicações executadas no Browser como Applets ou aplicações executadas no Desktop com Java Web Start. O cenário perfeito é a situação onde é necessário ter aplicações que precisam ser executadas no Browser e no Desktop.

Os Applets estão de volta

As principais demonstrações sobre Applets apresentadas no JavaOne eram Applets com suporte a JavaFX, ou seja, aplicações com conteúdo rico, vídeos e animações sendo arrastadas para o Desktop e automaticamente instaladas, com a possibilidade de fechar o Browser e continuar executando a aplicação localmente.

Este artigo faz parte de uma série que está sendo publicada em decorrência da cobertura do JavaOne 2008, onde foram realizadas diversas entrevistas técnicas exclusivas com pessoas influentes da comunidade Java.

Na primeira entrevista, realizada com Ken Russel, responsável pela re-arquitetura do Java Plugin, viabilizando o Drag and Drop da aplicação residente no browser para o desktop, conversamos sobre a importância da Consumer JRE e das principais dificuldades encontradas nesta implementação.

A entrevista realizada com Danny Coward, representante da Sun no comitê executivo de Java SE, Java EE e Java ME no Java Community Process não foi especificamente sobre os novos recursos de Applets, mas tivemos a oportunidade de conversar sobre JavaSE 6 update 10 e assuntos correlacionados, como JavaFX Mobile, a comparação entre os diversos recursos de binding disponíveis em JavaFX, Beans Binding e JavaServer Faces, e o ritmo da evolução da família de produtos JavaFX.

Veja também o Glossário para entender os principais termos mencionados durante as entrevistas.

Finalizamos o artigo com um passo a passo para executar uma demonstração com o novo recurso de unificação dos Applets na sua máquina, é simples e vale a pena conferir!

Kenneth Russell
Kenneth Russell é Staff Engineer no grupo de desenvolvimento do Java SE na Sun Microsystems, onde trabalha desde 1999. Atualmente está como arquiteto da próxima geração da tecnologia Java Plug-in. Tem interesse em gráficos 3D e também na programação de linguagens dinâmicas, especialmente com Java™. É um dos principais autores do JOGL (Java bindings for OpenGL) e da JSR 231 (Java 2D). Bacharel em ciências pela Media Lab MIT, graduado em Ciências da Computação e em Engenharia Elétrica pelo Massachusetts Institute of Technology.

Q1. Qual é a importância da Consumer JRE (Java Runtime Enviroment)?

Ken Russell: A Consumer JRE é essencial para viabilizar muitas melhorias na experiência da utilização (consumo) de aplicações Java. Por exemplo:

  • O kernel do Java é muito menor, viabilizando um download inicial mais rápido para os usuários/consumidores da aplicação;
  • ...
    Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo