Artigo Java Magazine 64 - Controle de Versões com Subclipse

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo da Revista Java Magazine Edição 64.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 64. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Controle de Versões com Subclipse

Utilizando o plug-in para o Eclipse no gerenciamento de versões

Sistemas de controle de versão é uma boa prática no gerenciamento de projetos. Este artigo apresenta o Subversion, explicando seu funcionamento e algumas das suas principais funcionalidades

De que se trata o artigo:

Este artigo apresenta como efetuar o controle de versões no desenvolvimento de software através da utilização do Subversion (ou SVN) e do plug-in Subclipse, para a IDE Eclipse, abordando as suas principais funcionalidades.

 

Para que serve:

Permite que desenvolvedores trabalhem colaborativamente, garantindo segurança na manipulação e alteração de código-fonte, além de manter um registro histórico das modificações nos arquivos do projeto.

 

Em que situação o tema é útil:

No gerenciamento projetos onde estão envolvidos vários desenvolvedores, viabilizando que o código-fonte possa ser manipulado de forma cooperativa.

 

Controle de Versões com Subclipse:

A utilização de sistemas de controle de versão é essencial para evitar situações de perda de código-fonte e retrabalho em função de modificações efetuadas por diferentes desenvolvedores simultaneamente. O Subversion é uma solução completa e que permite um excelente controle do projeto, enquanto que o plug-in Subclipse é ideal para usuários que utilizam a IDE Eclipse no desenvolvimento de aplicações.

 

É comum ocorrer dentro das equipes de desenvolvimento problemas relativos à falta de controle sobre os arquivos do projeto, gerando complicadores como perda de versões anteriores de código, problemas em manter diferentes versões do sistema ao mesmo tempo, falta de controle de histórico de alterações efetuadas no projeto, ou mesmo um dos integrantes sobrescrever o código de outra pessoa por acidente, resultando na perda de horas de trabalho.

Situações como essa podem ser comuns a equipes que não utilizam uma solução automatizada de controle de versão. Este artigo irá apresentar uma solução que vem ganhando destaque atualmente, o Subversion, juntamente com o seu plug-in para Eclipse, o Subclipse.

Um sistema de controle de versões rastreia e controla todos os artefatos do projeto (código-fonte, arquivos de configuração, documentação, entre outros) a fim de coordenar o desenvolvimento em paralelo dos integrantes da equipe. O seu uso proporciona os seguintes benefícios:

·         Controle do histórico: facilidade em desfazer e analisar o histórico do desenvolvimento de arquivos, como também facilitar o resgate de versões mais antigas e estáveis. É possível analisar cada alteração, desde a primeira versão até a última;

·         "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?