De que se trata o artigo:

O JavaOne é o maior evento de Java do mundo, e há 14 anos apresenta as novas versões das APIs e os lançamentos da Sun Microsystems. Apresentamos neste artigo as principais novidades do 14o JavaOne bem como do pré-evento gratuito Community One.


Para que serve:

Ficar atualizado em Java é uma “Missão impossível”, são centenas de APIs, frameworks e ferramentas. O foco do JavaOne este ano foi Cloud Computing e JavaFX. O destaque foi a participação de Larry Ellison. Além de um resumo disso tudo apresentamos boas referências para vídeos imperdíveis. Mas não se preocupe, este é somente o primeiro artigo da série de artigos JavaOne 2009, onde realizamos diversas entrevistas sensacionais com algumas estrelas do Java.

Em que situação o tema é útil:

Este artigo não é exatamente iniciante, mas também não é avançado. É interessante para quem quer estar na vanguarda da tecnologia e da comunidade.

JavaOne 2009:

Este é o primeiro artigo da série JavaOne 2009, a terceira cobertura do maior evento de Java do mundo realizado pela nossa representante Yara Senger.

Destacamos neste artigo os principais Keynotes do CommunityOne e do JavaOne, bem como alguns momentos em que o Brasil esteve em destaque, que chamamos de “Momento verde amarelo”.

Outro assunto abordado neste artigo é a participação especial de Larry Ellison, presidente da Oracle, em sua primeira aparição à comunidade depois da aquisição da Sun pela Oracle.

Tecnicamente falando, os destaques do evento foram Cloud Computing, JavaFX, e BluRay, que nos chamou atenção devido ao momento que estamos vivendo no Brasil com a padronização do padrão brasileiro de TV Digital.

Com a aquisição da Sun pela Oracle estávamos apreensivos e ansiosos para o JavaOne... Com uma série de questões em mente: Como vai ser? Vai ter audiência, ainda mais com essa crise mundial? Vão falar alguma coisa sobre o futuro do Java e dos produtos Sun? O Larry Ellison vai participar? Alguns até fizeram piadinhas mencionando que o evento não seria JavaOne, mas sim OracleOne. Mas o evento foi realmente um JavaOne, conduzido pela Sun e embora as duas empresas ainda não possam falar muito sobre tudo isto, nem mostrar sinais de fusão ao mercado, contou com a participação especial de Larry Ellison.

Embora não tenhamos todas as respostas que gostaríamos, foi bom ouvir o que os gurus tinham a dizer, bem como o Larry Ellison, e saímos do JavaOne com uma visão um pouco mais clara das direções das tecnologias, que por sinal nos deixaram nas nuvens, cheios de efeitos (effects), ou melhor, FX.

O keynote é sempre um dos melhores momentos do evento, muita vibração, muita expectativa e às vezes chega a ser emocionante, refletindo o “tom” do evento em um resumo dos assuntos mais importantes. Por isso apresentamos uma cobertura detalhada dos keynotes do CommunityOne e do JavaOne, antes da cobertura técnica com os detalhes das tecnologias apresentadas nas centenas de palestras do evento.

Fazendo um paralelo entre os eventos realizados no exterior (JavaOne) e os eventos locais (Java@TVDigital), recomendamos a leitura do artigo sobre TV Digital publicado na Edição anterior, com duas entrevistas relevantes que nos ajudam a ter uma perspectiva mais clara da importância do processo de padronização da TV Digital no Brasil.

Além de todo o conteúdo oficial do evento, tivemos a oportunidade de realizar diversas entrevistas exclusivas, e estamos abastecidos para a série de artigos JavaOne 2009, onde compartilharemos um pouco dos seus melhores momentos com você, seguindo o mesmo padrão da série JavaOne 2008, com as entrevistas e artigos técnicos sobre Spring com Rod Johnson, Java EE com Roberto Chinccini, entre outros de JavaFX e Applets, JavaServer Faces e Facelets. Você não vai perder, vai?

CommunityOne

O CommunityOne, pré-evento gratuito do JavaOne foi ainda maior e melhor do que no ano anterior. Em termos de qualidade é praticamente impossível diferenciar os eventos, a grande diferença está no conteúdo que no CommunityOne não é restrito a Java e tem mais espaço para produtos e tecnologias da Sun.

O Keynote

O keynote “Communities, Open Source Platforms, and Clouds” apresentado por David Douglas, vice presidente de Cloud Computing, sustentabilidade e ferramentas da Sun, incluindo o OpenOffice.org, foi muito interessante. A apresentação foi cadenciada com analogias inteligentes, vários convidados, conteúdo sobre Cloud Computing e algumas demos e menções de produtos.

David fez uma comparação interessante entre a forma que as inovações do século 20 eram realizadas, em geral provenientes do meio acadêmico, por cientistas, praticamente individuais, controladas Top-Down (de cima para baixo na hierarquia), proprietárias e planejadas; versus as inovações do século 21: originadas também por engenheiros, comunidades, muito mais participativas, abertas, espontâneas e com evolução contínua.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo