Artigo Java Magazine 77 - Retrospectivas Ágeis

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Uma visão das retrospectivas ágeis, seus objetivos e aplicações, apresentando técnicas para realização e facilitação de retrospectivas.

[lead]De que se trata o artigo:

Uma visão das retrospectivas ágeis, seus objetivos e aplicações, apresentando técnicas para realização e facilitação de retrospectivas.

Para que serve:

Reuniões de retrospectiva são excelentes ferramentas para realização do ciclo de melhoria contínua proposto pelos métodos ágeis, proporcionando a evolução das habilidades técnicas e não técnicas de equipes de desenvolvimento de software.

Em que situação o tema é útil:

O tema é útil para profissionais de desenvolvimento de software que possuam interesse em melhor compreender, participar e facilitar reuniões de retrospectivas. O tema é útil também na aplicação de técnicas que auxiliam equipes a organizarem seus pensamentos, a trabalhar coletivamente para encontrar pontos que podem ser melhorados e planejar ações para alcançar as melhorias desejadas.

Retrospectivas Ágeis:

Retrospectivas são reuniões realizadas por equipes de desenvolvimento de software para que seus integrantes pensem no trabalho que estão realizando e questionem o que pode ser melhorado. Muito difundida pela metodologia ágil Scrum, as reuniões de retrospectiva têm se tornado uma prática cada vez mais comum em equipes de desenvolvimento de software. [/lead]

Retrospectivas ágeis são reuniões que acontecem ao final de cada iteração durante o desenvolvimento de software. Assim que a equipe entrega algum incremento para o produto que está sendo desenvolvido, deve-se refletir sobre o trabalho realizado, inspecionar e adaptar o processo com o objetivo de evoluí-lo para que alcance melhores resultados a cada iteração.

As retrospectivas, além de tratar de questões voltadas ao lado técnico do desenvolvimento de software, tratam também do lado humano e do relacionamento entre as pessoas envolvidas no projeto. De acordo com Esther Derby e Diana Larser, duas das maiores especialistas em retrospectivas do planeta, as questões humanas são tão desafiadoras ou até mais desafiadoras do que as técnicas.

Nenhum processo é prefeito! Além disso, sua equipe é única e provavelmente está sempre enfrentando desafios diferentes. Por isso, o processo deve ser adaptado e melhorado continuamente para atender de forma eficiente às necessidades da equipe. É exatamente nisso que as retrospectivas podem ajudar uma equipe de desenvolvimento de software.

Através das retrospectivas é possível que se reflita e identifique mudanças e melhorias que poderão aumentar a qualidade do software e aprimorar o dia-a-dia de trabalho da equipe. Retrospectivas são naturais em métodos ágeis que focam em adaptação e respostas rápidas a mudanças, porém, podem também ser realizadas em equipes que utilizam métodos tradicionais.

A principal influência das retrospectivas é o ciclo de Demming, ou ciclo PDCA (Figura 1). PDCA é o modelo de melhoria contínua de Edwards Demming que propõe que quatro atividades sejam executadas continuamente para alcançar melhorias: Planejamento, Execução, Verificação e Ação.

Figura 1. Ciclo de Demming (ou PDCA).

1. Planejamento: Consiste em desenvolver um plano para melhoria do processo. Envolve definir e priorizar métodos e ferramentas para que determinado objetivo seja alcançado;

2. Execução: Nesta segunda etapa deve-se executar o plano anteriormente elaborado exercitando os métodos definidos e coletar dados para verificação;

3. Verificação: Compreende analisar os resultados da execução e verificar se foram eficientes, ou seja, se os objetivos foram alcançados. É preciso concluir se o plano deve ser mantido ou ajustado;

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?