Artigo .net Magazine 35 - Controle de Qualidade e Auditoria com FxCop

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo publicado pela .net Magazine 35.

 

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

Controle de Qualidade e Auditoria com FxCop

 

 

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias

·         Qualidade de código;

·         Auditoria de código;

·         Targets e Rules.

Visual Studio 2005 e C#.

 

Quantas vezes você já ouviu falar em controle de qualidade? E auditoria? Esses são termos comuns nas empresas, praticamente todos os produtos que temos disponíveis no mercado passam por setores de controle de qualidade e auditoria. E com o desenvolvimento de software? Não existe isso? Com certeza sim!

Recentemente tive a oportunidade de assistir a uma palestra do Mauro Sant’Anna, MVP e colunista aqui da MSDN. Nessa palestra, Mauro falou sobre como manter e garantir a qualidade nos códigos. Uma coisa que chamou muito a minha atenção foi a demonstração de algumas ferramentas de análise de código.

Foi então que tive a idéia de abordar esse assunto. Neste artigo conheceremos uma ferramenta de análise de código, chamada FxCop, que é utilizada pela própria Microsoft para analisar assemblys .NET.

 

Onde encontrar o FxCop?

O FxCop é uma ferramenta da Microsoft utilizada pelos seus próprios desenvolvedores. É uma ferramenta gratuita e pode ser encontrada para download no link: www.gotdotnet.com/team/FxCop. A ferramenta requer o .NET 2.0, porém é capaz de analisar código compilado em qualquer uma das versões do Framework. Como veremos, é uma ferramenta amplamente configurável, onde podemos configurar nossas próprias regras e padrões de codificação.

Para que possamos prosseguir, faça o download da versão 1.35 (última versão disponível até o fechamento deste artigo), no formato MSI Instaler e siga as instruções de instalação que estarei detalhando a seguir.

 

Instalando o FxCop

Após baixar o FxCop, execute-o em seu computador de desenvolvimento para que possamos instalar e utilizar a ferramenta. Na primeira tela clique em Next. Em seguida, leia atentamente o End User License Agreement, clique na opção, se concordar com os termos e novamente em Next. Na tela seguinte precisamos definir o tipo de instalação, vamos clicar em "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?