Artigo .net Magazine 43 - Mini-Curso de AJAX - Parte 2 - Conhecendo o ASP.NET AJAX

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

O objetivo deste segundo artigo é apresentar uma introdução às extensões AJAX 1.0 da Microsoft ao ASP.NET 2.0.

capaNET43.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Mini-Curso de AJAX – Parte 2

Conhecendo o ASP.NET AJAX

 

Este é o segundo de uma série de seis artigos de um mini-curso de ASP.NET AJAX. O primeiro artigo apresentou os bastidores do AJAX, independente do framework ASP.NET AJAX da Microsoft, para fornecer uma base consistente de como trabalhar com várias das tecnologias usadas no AJAX para desenvolver uma infra-estrutura que permita criar aplicações Web mais interativas.

O objetivo deste segundo artigo é apresentar uma introdução às extensões AJAX 1.0 da Microsoft ao ASP.NET 2.0. Além disso, a aplicação de demonstração apresentada no primeiro artigo será completamente refeita com os recursos do ASP.NET 2.0 AJAX Extensions 1.0.

Nota: Para um bom entendimento da aplicação Web de demonstração desenvolvida neste artigo é ideal que o leitor tenha um nível de conhecimento de básico a intermediário em HTML/XHTML, CSS, ASP.NET 2.0 e C# 2.0 (ou Visual Basic 2005).

Nos artigos posteriores serão abordados diversos dos controles e extensões do ASP.NET AJAX Control Toolkit, como criar extenders e controles personalizados para o ASP.NET AJAX e as novas características planejadas para estender a plataforma ASP.NET AJAX 1.0 futuramente, como a plataforma Silverlight e o Script#, dentre outras novidades.

 

Introdução ao ASP.NET AJAX 1.0

 

As tecnologias usadas no AJAX, acrônimo de Asynchronous JavaScript and XML, permitem o desenvolvimento de aplicações Web com respostas mais rápidas pela troca de apenas pequenas quantidades de informações com o servidor Web nos bastidores. Isso significa que páginas Web com recursos AJAX permitem maior interatividade, velocidade de processamento e usabilidade.

As extensões AJAX 1.0 ao ASP.NET 2.0 correspondem a um framework gratuito

fornecido pela Microsoft para desenvolvimento e execução de aplicações Web baseadas em AJAX. As extensões suportam modelos de desenvolvimento do lado do servidor e do lado do cliente e são completamente suportadas pela Microsoft.

 

Pré-requisitos da aplicação Web de

demonstração

 

Durante a apresentação teórica do artigo, uma aplicação Web similar à construída no primeiro artigo será desenvolvida para ilustrar as facilidades oferecidas pelas extensões AJAX 1.0 ao ASP.NET 2.0.

A interface será desenvolvida com XHTML 1.1, controles Web do servidor do ASP.NET 2.0, controles das extensões ASP.NET AJAX 1.0 e uso de CSS 2 para formatação da interface. A demonstração será desenvolvida com a linguagem C# 2.0, porém uma versão com a linguagem Visual Basic 2005 estará disponível para download.

Com o objetivo de tornar o artigo acessível a um número maior de desenvolvedores da plataforma .NET, na elaboração do exemplo serão utilizados somente softwares e recursos disponíveis gratuitamente. Porém, as versões comerciais também podem ser usadas.

Browsers: Internet Explorer 5.0 ou superior, Firefox 1.0 ou superior, Opera 8.0 ou superior, Netscape 7.0 ou superior, Apple Safari 1.2 ou superior, dentre outros;

Servidor de banco de dados: SQL Server 2005 Express Edition SP2;

Banco de dados: AdventureWorks;

IDE para desenvolvimento: Visual Web Developer 2005 Express Edition SP1 (se o IDE estiver estiver instalado no Windows Vista, então também deve-se instalar o Visual Studio 2005 Service Pack 1 Update for Windows Vista).

Os endereços para baixar os softwares e o banco de dados estão colocados no

final do artigo.

 

Instalação do ASP.NET AJAX 1.0

 

É necessário remover qualquer versão anterior do ASP.NET AJAX antes de instalar a versão 1.0 final em sua máquina. Além disso, a Microsoft recomenda a instalação do Service Pack 1 (SP1) do Visual Studio 2005 antes de instalar o ASP.NET AJAX. Caso o Visual Studio 2005 esteja sendo executado no sistema operacional Windows Vista, então ainda é recomendada a instalação do Visual Studio 2005 Service Pack 1 Update for Windows Vista.

Para instalar as extensões AJAX 1.0 do ASP.NET 2.0, acesse o site oficial do Microsoft ASP.NET AJAX, cujo endereço está apresentado na seção de links no final deste artigo sob a descrição AJAX: The Official Microsoft ASP.NET AJAX Site. Clique no botão Downloads, na parte superior da página, para ser redirecionado para a página ASP.NET AJAX Downloads.

Nessa página, clique com o botão direito do mouse no botão Download ASP.

NET AJAX v1.0 e peça para abrir o link numa nova janela ou numa nova aba (tab).

Então, você será enviado para o centro de downloads do site da Microsoft para

baixar o ASP.NET AJAX 1.0. Finalmente, clique no Download e baixe o arquivo

ASPAJAXExtSetup.msi, que possui um tamanho de 1,36 MB.

Execute o arquivo que foi baixado, clique  no botão Next na tela de boas-vindas,

depois selecione a opção I accept the terms the License Agreement para aceitar os termos do acordo de licença ao usuário final e clique em Next.

Finalmente, clique no Install para instalar o ASP.NET 2.0 AJAX Extensions 1.0. O programa mostrará o progresso da instalação e, se tudo ocorrer com sucesso, uma tela de finalização com o Finish. Se desejar, leia as notas da versão 1.0 das extensões AJAX do ASP.NET 2.0.

É recomendado baixar e instalar a documentação localmente na sua máquina. Para isso, volte para a página e clique em Download the Documentation. A documentação está compactada no arquivo AspNet_AJAX_Documentation. zip, que tem um tamanho de 36,9 MB, e inclui visões gerais, tutoriais, exemplos e

referências dos tópicos da API.

Siga as instruções do arquivo Readme.htm para instalar a documentação. É importante ressaltar que a documentação é uma aplicação ASP.NET 2.0 que utiliza

as extensões ASP.NET AJAX 1.0, portanto necessita ter os seguintes softwares instalados na máquina local:

IIS 5.0, 5.1, 6.0 ou 7.0;

.NET Framework 2.0 com o ASP.NET 2.0 configurado e rodando no IIS;

ASP.NET AJAX 1.0.

Para executar os exemplos da documentação com acesso a banco de dados é necessário instalar um servidor do SQL Server 2005, preferencialmente a versão

gratuita Express Edition, e os bancos de dados AdventureWorks e Northwind.

Os arquivos desses bancos de dados estão disponíveis no arquivo SampleData.

zip dentro do ZIP de instalação da documentação, o que justifica o seu tamanho exagerado (36,9 MB). A documentação do ASP.NET AJAX 1.0 também pode ser acessada no site oficial do ASP.NET AJAX, cujo endereço está colocado no final do artigo.

 

Detalhes da instalação do ASP.NET AJAX 1.0

 

Por padrão, o ASP.NET 2.0 AJAX Extensions 1.0 é instalado na seguinte pasta:

C:\Program Files\Microsoft ASP.NET\ASP.NET 2.0 AJAX Extensions\v1.0.61025”.

Nessa pasta e em suas subpastas podem ser encontrados componentes de bibliotecas de classes .NET (assemblies DLL) de suporte do lado do servidor e arquivos JavaScript de suporte do lado do cliente das extensões AJAX 1.0 ao ASP.NET 2.0.

A instalação acrescenta os seguintes templates de Web Site em qualquer edição

do Visual Studio 2005 e no Visual Web Developer 2005 Express Edition: ASP.NET AJAX-Enabled Web Site e AJAX Control Toolkit Web Site.

Além disso, na edição de um Web Form

 

Figura 1. AJAX Extensions no Toolbox do Visual Studio

 

ASPX num projeto de Web Site, o Toolbox apresenta uma nova aba nomeada AJAX Extensions com cinco componentes AJAX, conforme apresentado na Figura 1.

 

 

Criando a aplicação Web

 

No Visual Studio, crie um novo Web Site selecionando o menu File>New Web Site. No quadro de diálogo New Web Site, em Templates selecione ASP.NET AJAXEnabled Web Site, em Location selecione File System e uma localização para os arquivos do Web Site e em Language selecione Visual C#. Depois, apague o arquivo

Default.aspx, juntamente com o arquivo Default.aspx.cs.

Por uma questão de espaço, o artigo apresenta todo o código do lado do servidor somente na linguagem C# 2.0. Porém, a versão em Visual Basic 2005 ficará disponível para download juntamente com a versão em C# 2.0, sendo que o Web Site

desenvolvido em Visual Basic 2005 estará na pasta AdvWorksAspNetAjaxWebVB e o desenvolvido em C# 2.0 na pasta AdvWorksAspNetAjaxWebCS.

Conforme foi comentado no início deste artigo, a aplicação Web de demonstração, que será desenvolvida em paralelo com a exposição teórica, corresponde a uma nova implementação da aplicação Web desenvolvida na primeira parte, porém utilizando-se a infra-estrutura fornecida pelas extensões AJAX 1.0 da Microsoft ao ASP.NET 2.0."

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?