Artigo .net Magazine 43 - TagClouds - Praticidade em classificação de dados

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

TagClouds não é uma tecnologia, componente e muito menos um novo tipo de tag HTML. TagClouds é um conceito para classificação de dados.

capaNET43.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

TagClouds - Praticidade em classificação de dados

 

Você já ouviu falar sobre TagClouds? Se você ainda não conhece, antes de conhecê-lo é importante que saiba o que ele não é. TagClouds não é uma tecnologia, componente e muito menos um novo tipo de tag HTML. TagClouds é

um conceito para classificação de dados. Dê uma boa olhada na Figura 1.

Esse é um tipo de pesquisa que temos disponível no site www.flickr.com. Esse site é um portal de compartilhamento de fotografias, onde podemos publicarnossas fotos e categorizá-las através de “rótulos” ou Tags.

A pesquisa que vemos na imagem é o que chamamos de TagClouds. Nela temos o conjunto de tags mais utilizadas nas fotografias. Observe que algumas são maiores do que outras, indicando que há mais fotografias relacionadas às tags de maior tamanho.

TagClouds, apesar de ainda não ser um conceito muito utilizado, é uma forma muito interessante de classificar um conjunto de recursos de um site, principalmente se esse for destinado ao compartilhamento de dados ou recursos, como fotografias, vídeos etc.

Basicamente, o tamanho de cada tag é definido por um “peso” dado a cada uma delas no contexto geral. Você pode definir o “peso” de cada tag da maneira que for mais conveniente para a sua aplicação. Existem algoritmos e uma série de estudos relacionados a isso, que não vamos abordar neste artigo.

Se quiser se aprofundar nesse tema, dê uma olhada no seguinte link: . Esse é um documento que aborda o assunto mais detalhadamente e pode ajudar a entender mais a fundo os algoritmos para a definição dos pesos das tags.

Neste artigo veremos como criar um componente para a exibição de tags, parecido com a Figura 1. Vamos simular a criação de um site de compartilhamento de fotografias, onde os usuários farão upload de fotos e irão categorizá las com tags. Exibiremos então no controle, as tags no formato de TagClouds.

Pode parecer meio estranho e sem muito sentido no começo, mas garanto que no final do artigo você encontrará várias aplicações para o uso das TagClouds.

 

O Database

 

Nossa aplicação fará uso de uma simples tabela em um banco de dados. No exemplo utilizarei o SQL Server 2005, mas você pode utilizar o banco de dados da sua escolha. A tabela que precisamos armazenará as fotografias do site e deverá conter a estrutura demonstrada na Figura 2.

A tabela se chama Fotos e contém apenas quatro atributos. Um Id que foi configurado como Identity para que seja gerado

automaticamente pelo banco. O Nome da fotografia, a Foto em si que será armazenada em um atributo do tipo VarBinary e um campo texto para armazenar as tags relacionadas à cada Fotografia.

Nota: O atributo Foto é do tipo VarBinary para que seja possível armazenar as fotografias dentro do SQL Server. Caso esteja utilizando outro banco, você precisará utilizar um tipo de atributo compatível com o armazenamento de binários. Você também pode adaptar o exemplo para que as fotografias sejam armazenadas em disco (File System).

O banco onde a tabela deve ser criada se chama WebFotos. Na Listagem 1 você encontra o script para a criação da tabela em um banco de dados SQL Server.

 

DataSet / TableAdapter

 

Vamos criar uma aplicação Web onde desenvolveremos nosso site. Abra o Visual Studio 2005 e através do menu File>New>Web Site, crie uma nova aplicação Web que deverá se chamar “WebFotos”. Como é de costume nos artigos que

escrevo, vamos criar um DataSet Tipado para o acesso e persistência dos dados.

Clique com o botão direito sobre o projeto no Solution Explorer e escolha a opção Add New Item. Escolha o item DataSet, em Name informe “DS_Fotos.xsd” e clique

em Add. O Visual Studio perguntará através de

 

 

Figura 1. Exemplo de TagClouds

 

 

Figura 2. Tabela Fotos do banco WebFotos

 

 

Figura 3. Tabela Fotos no DS_Fotos.xsd

 

 

Listagem 1. Tabela Fotos do banco WebFotos

USE [WebFotos]

GO

SET ANSI_NULLS ON

GO

SET QUOTED_IDENTIFIER ON

GO

SET ANSI_PADDING ON

GO

CREATE TABLE [dbo].[Fotos]([Id] [int] IDENTITY(1,1) NOT NULL, [Nome] [varchar](50)

COLLATE Latin1_General_CI_AS NOT NULL, [Foto] [varbinary](max) NOT NULL,

[Tags] [varchar](max)

COLLATE Latin1_General_CI_AS NOT NULL, CONSTRAINT [PK_Fotos] PRIMARY KEY CLUSTERED

(

[Id] ASC

)WITH (IGNORE_DUP_KEY = OFF) ON [PRIMARY]

) ON [PRIMARY]

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?