artigo .net Magazine 43 - WF - Windows Foundation

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo, veremos de uma forma bem simples, como utilizar o WF no Visual Studio 2005.

capnet43.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

.NET 3.0

WF

Windows Workflow Foundation

 

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias

·       .NET 3.0;

·       Windows Workflow Foundation;

·       Sequential Workflow;

·       Activities, Parâmetros.

Visual Studio 2005, C#, .NET 3.0, Windows Workflow Foundation

 

Você já deve ter ouvido muito sobre o .NET Framework 3.0. Deve saber que essa nova versão da Framework é a base do desenvolvimento de aplicações para o Windows Vista, e que é repleto de novidades. Um dos pilares do .NET 3.0 é chamado de Windows Workflow Foundation, também conhecido como WF.

Sempre que ouvimos falar de workflow, pensamos naqueles complexos softwares que controlam o fluxo de documentos da empresa. Mas muitas vezes, mesmo sem saber, acabamos implementando uma rotina de Workflow em nossos sistemas.

Quem nunca ouviu solicitações do tipo: “Quando o cliente fizer um pedido, enviá-lo para Análise de crédito. Se o cliente possuir crédito enviar pedido para Análise de disponibilidade de estoque. Se tiver crédito e estoque disponível, enviar para faturamento etc.” Esses tipos de rotinas nada mais são do que workflows, fluxos que definem o processo de negócio.

A questão é que não utilizamos nenhum padrão para desenvolver essas rotinas, e sempre que o fluxo do processo muda, temos que recodificar as mesmas. Dessa forma, ambientes que têm uma forte dependência de rotinas de workflow, acabam tendo uma enorme taxa de manutenção em seus sistemas. O Windows Workflow Foundation trata justamente disso.

O WF é composto de um modelo de objetos, um runtime de workflow e um conjunto de ferramentas gráficas para que você possa desenhar o seu workflow através do Visual Studio. Neste artigo, veremos de uma forma bem simples, como utilizar o WF no Visual Studio 2005.

Instalando o WF

Vamos começar instalando o Visual Studio 2005 Extensions for Windows Workflow Foundation, que é o pacote de ferramentas que permite desenvolver Workflows no Visual Studio 2005. Antes disso, é claro, você precisa instalar o .NET Framework 3.0, se ainda não foi instalado.

Em seguida acesse o link: www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=e8232f93-48f0-4e74-b09d-b51f1d4231a4&displaylang=en, faça o download do VS2005 Extensions for WF e execute-o.

Na primeira tela do wizard de instalação, clique em Install Visual Studio 2005 Extensions for Windows Workflow Foundation. Aceite os termos de licença de uso marcando a opção Yes, e em seguida clique em Next.

Veja na terceira tela (Figura 1) os componentes que serão instalados, o local de instalação e a quantidade de espaço necessário. Clique em Next novamente, e para finalizar clique em Install.

 

Figura 1. Componentes da instalação do WF

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?