artigo .net Magazine 44 - TreeView

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista .NET Magazine - Edição 44.

capnet43.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

ASP.NET

TreeView

Utilizando o TreeView do ASP.NET com banco de dados

 

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias

·       Usando TreeView com banco de dados;

·       Relacionamento Master/Detail;

·       Populando um TreeView sob demanda.

Visual Studio 2005, ASP.NET 2.0, C#.

 

O TreeView é um dos mais interessantes novos controles do ASP.NET 2.0. Antigamente, com o ASP.NET 1.x, para fazer uso desse controle era necessário instalar o pacote IE Web Controls. Felizmente no ASP.NET 2.0 ele já é nativo ao framework e pode ser utilizado para os mais diferentes propósitos.

Um TreeView pode, por exemplo, ser utilizado para permitir a navegação em um site. Isso é possível através da vinculação do controle com o recurso de Site Map. Um TreeView também pode ser utilizado para exibir o conteúdo de um arquivo XML, mostrando a estrutura hierárquica de um documento.

Sem dúvida esse é o aspecto mais notável do controle, a capacidade de exibir dados de forma hierárquica, o que muitas vezes é muito mais intuitivo para o usuário. Por exemplo, para exibir um relacionamento master/detail.

Existem várias formas de mostrar dados em um TreeView, algumas já citadas. Você pode adicionar os itens através do editor da propriedade Nodes. Dinamicamente, você pode obter os dados para o controle a partir de DataSources ou ainda adicionando itens programaticamente.

O grande problema do TreeView é que não podemos de uma forma simples exibir dados que venham de um banco de dados. Isso porque ele não pode ser ligado a qualquer tipo de DataSource, como o SqlDataSource. Um TreeView pode ser ligado a DataSources do tipo IHierarchicalDataSource, o que exclui os tipos mais comuns como SqlDataSource e ObjectDataSource.

Um IHierarchicalDataSource é um tipo especial de DataSource que permite a estruturação de dados de forma hierárquica, como em um documento XML por exemplo. É possível criar um DataSource desse tipo e vinculá-lo ao TreeView. "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?