artigo .net Magazine 47 -StrataFrame.NET

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista .NET Magazine - Edição 47.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Boas Práticas

StrataFrame.NET

Desenvolva aplicações mais rápido com o framework

 

Realmente nos últimos anos a Microsoft criou uma tecnologia muito poderosa e produtiva com seu framework. Utilizando o Visual Studio 2005 podemos fazer grandes aplicações, mas poderia ser muito melhor, levando-se em consideração que em diversas situações como, por exemplo: implementação de conexão de dados em todos os formulários, funcionalidades intrínsecas para conectar os usuários finais aos dados, a falta de uma estrutura básica para o verdadeiro ambiente de desenvolvimento em camadas, falta de uma funcionalidade nativa para objetos de negócios, deixando de lado a tipagem forte dos mesmos, deixa muito a desejar.

Além do que uma grande quantidade de trabalho é requerida antes que a lógica de negócios possa comunicar com a UI para notificar o usuário da validação de erros. Infelizmente a biblioteca padrão .NET não contém controles suficientes para criar uma aplicação detalhada do início ao fim. Não existe solução nativa para localização ou mensagens.

Ao meu ver, essas são algumas das muitas razões do porquê o Strataframe é uma ferramenta de valor e economia de tempo para todo o desenvolvedor e estende muito o poder de desenvolvimento do Visual Studio 2005. As aplicações feitas no StrataFrame são muito fáceis de manter e o framework que pode ser usado em Windows  Forms e Web Forms cuida de todo acesso a dados para você.

Existem ainda dialogs de buscas prontos, segurança, conexão remota e instalação/atualização de bancos de dados que comunicam com suas classes de BO e de quebra toda a interface com o usuário final já tem skins. Nem vou entrar no assunto da localização em oito idiomas nativos (sim, tem o português), pois isso aqui está ficando muito extenso.

Em resumo, fica fácil de fazer qualquer coisa no fim do expediente ir para casa. Foi desenvolvido para trabalhar com C# e VB.NET, e seus vários exemplos estão disponíveis nas duas linguagens. Neste artigo vamos montar rapidamente uma mini aplicação para ver algumas destas funcionalidades na prática.

 

Baixando o framework Strataframe

Podemos fazer o download de uma versão de testes do framework e seus componentes, totalmente funcional e utilizá-la por um período de 20 dias. Para isso, entre no site, cadastre-se e baixe a versão em: www.strataframe.net/Trial_Account.aspx.

Você deve ter no mínimo o SQL Server 2005 Express instalado para que o sistema possa instalar seu banco de dados nativo e de exemplo. Rode o executável e será criado um addin no IDE do Visual Studio 2005 (Figura 1). 

 

Figura1. Menu criado no Visual Studio 2005

 

Criando uma aplicação Windows Forms

No exemplo, criarei um aplicativo do zero e que será muito fácil de acompanhar. Abra o Visual Studio e clique em File>New Project. Selecione o StrataFrame dentro do item "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?