Artigo .net Magazine 48 - C# (CSharp) 3.0

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

C# 3.0: Conheça as novidades da nova versão da linguagem. Artigo da Revista .NET Magazine - Edição 48.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 38. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

Novidades

C# 3.0

Conheça as novidades da nova versão da linguagem

 

Como você já deve estar sabendo, no último dia 19 de novembro a Microsoft lançou oficialmente um RTM do Visual Studio 2008 e o .net 3.5. Com este lançamento, também já podemos contar com a nova versão da linguagem C#, a 3.0. Neste artigo veremos as principais novidades do C# 3.0, já no ambiente do Visual Studio 2008.

 

Propriedades automáticas

Uma das novidades que vai facilitar muito a vida dos desenvolvedores C# é o surgimento das propriedades automáticas. Antes, para definir a propriedade Nome de uma classe qualquer, era necessário declarar um atributo e uma propriedade com seu get e set. Veja um exemplo na Listagem 1.

 

Listagem 1. Propriedade

    private string _Nome;

    public string Nome

    {

        get

        {

            return _Nome;

        }

        set

        {

            _Nome = value;

        }

}

 

Agora resolvemos esta questão com uma única linha de código, sem a necessidade da declaração do atributo, nem dos blocos get e set. Veja o exemplo a seguir:

 

public string Nome { get; set; }

 

É claro, que por debaixo dos panos o compilador se encarrega de fazer o que antes fazíamos com a codificação dos gets e sets. Mas sem dúvida esta novidade vai facilitar a vida de muita gente.

 

Variáveis com tipagem implícita

O nome parece complexo, mas o conceito é muito simples. No C# 3.0 foi introduzido o var. Com este novo “operador”, você pode criar variáveis sem definir explicitamente o seu tipo. O tipo será definido de acordo com a expressão utilizada para inicializar a variável. Em outras palavras, no C# 3.0 você poderá fazer o seguinte:

 

var x = 1;

 

Nesta linha a variável x é inicializada com o valor 1, definindo x como uma variável do tipo inteiro. Veja bem, x não é um object ou um variant do VB6. A variável x é declarada como uma variável fortemente tipada, do tipo int.

Para garantir que uma variável criada com o var seja fortemente tipada, você precisa sempre iniciar ela na mesma linha da declaração da variável. E o inicializador da variável precisa ser uma expressão, e não um objeto ou um valor nulo.

Você também pode utilizar o var para a criação de arrays de tipagem implícita. Veja o exemplo a seguir, onde estamos declarando uma array do tipo int[]."

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?