Artigo .net Magazine 50 - Configurações de performance no SQL Server 2005

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo, iremos tratar sobre as principais configurações utilizadas para se obter uma boa performance no banco de dados SQL Server 2005 e saber como manipulá-las de forma bastante simples.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 50. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

SQL Server

Configurações de performance no SQL Server 2005

 

 

Para obter o máximo de performance, DBAs configuram o SQL Server para atender às suas necessidades de negócio e muitas vezes acabam alterando configurações de forma equivocada. Neste artigo, iremos tratar sobre as principais configurações utilizadas para se obter uma boa performance no banco de dados SQL Server 2005 e saber como manipulá-las de forma bastante simples.

Se você é um DBA iniciante e está procurando uma boa configuração para não ter problemas de performance, ou se é um DBA experiente que conhece várias maneiras de configurar um banco de dados no SQL Server 2000, mas não conhece as novas configurações utilizadas no SQL Server 2005, vale a pena conhecer as principais chaves de configuração listadas neste artigo.

No SQL Server 2000 já havia um grande número de configurações que poderiam ser alteradas, um total de 37, mas mesmo com este grande número, muitos DBAs se achavam impossibilitados de alterar algumas opções do banco de dados que eram desejáveis de configurar, como, o timeout de usuários na instância, possível agora pela configuração ‘user instance timeout’. Pensando nisso, a Microsoft resolveu liberar mais 27 novas configurações para o SQL Server 2005, um total de 64.

Conhecendo as configurações

A maneira mais fácil de obter a lista das configurações que o banco de dados possui é executando uma stored procedure de servidor chamada SP_CONFIGURE. Esta stored procedure irá listar as configurações que estão sendo utilizadas atualmente no banco de dados, e seu resultado pode variar dependendo de cada servidor ou versão do SQL Server.

Como exemplo, abra o SQL Server Management Studio, clique no botão New Query para ativar o Query Editor, digite e execute o seguinte comando:

EXEC SP_CONFIGURE

 

Este comando listará as configurações apresentadas na Figura 1.

 

 

Figura 1. Resultado da consulta disparada pela stored proceure SP_CONFIGURE

 

Repare que para cada configuração, temos cinco colunas de informações:

·         Name: nome da configuração;

·         Minimun: valor mínimo permitido para a configuração listada. Lembre-se que para cada configuração temos valores mínimos diferentes.

·         "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?