Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 53. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Boas Práticas – Tutorial

Aplicações em camadas

Como construir uma camada de dados para fazer a abstração do BD

 

Nesse artigo veremos

·         Criação de datasets tipados;

·         Criação de uma aplicação orientada a dados em camadas;

·         Utilização de vinculação de dados em uma aplicação Windows Forms.

Qual a finalidade

·         Exibir como utilizar o dataset tipado para construir uma camada de dados.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Aplicações fortemente baseadas nas quatro operações fundamentais CRUD (Create, Read, Update e Delete) poderão utilizar as técnicas expostas neste artigo.

 

Resumo do DevMan

Veja neste artigo a criação de uma aplicação em camadas, utilizando uma camada de apresentação Windows Forms, uma camada de negócios e uma camada de acesso a dados baseada em datasets tipados.

 

Ao iniciarmos o desenvolvimento de um sistema que utiliza a metodologia de camadas, nos deparamos com a criação da camada de dados, que muitas vezes se baseia na criação de classes e mais classes que simplesmente fazem a conexão entre a camada de negócios e o banco de dados utilizado.

Por ser um processo repetitivo e simples, alguns desenvolvedores criam sistemas para criar as classes dessa camada, simplesmente selecionando-se as tabelas que serão utilizadas na classe de dados.

Depois com a camada de dados toda pronta, os desenvolvedores durante a sua utilização na camada de negócios irão se deparar com outro pequeno problema: referenciar corretamente os nomes das colunas, para evitar exceções em fase de execução do sistema (quem nunca perdeu um tempo enorme procurando um erro que se resumia simplesmente a um nome errado de coluna da base de dados?).

Com o intuito de combinar esses dois passos complicados do processo, apresento neste artigo a criação de uma camada de dados utilizando um DataSet tipado. Passaremos também pelas camadas de negócios e interface, exibindo alguns dos benefícios da utilização deste recurso.

 

Nota do DevMan

DataSet é um objeto do ADO.NET que permite criar em memória uma espécie de banco de dados relacional para ser utilizado pelo sistema desenvolvido. Dentro de um Dataset podemos encontrar outros objetos como um DataTable, que representa tabelas do banco, além de DataRows e DataColumns. O DataSet por si é independente de banco de dados, portanto podemos trabalhar com qualquer banco de dados relacional que permita uma conexão com o Visual Studio, ou mesmo inserir os dados em um DataSet diretamente.

 

Criando a conexão com o Banco de Dados

Este é um passo muito importante, pois sem uma conexão com o banco de dados, não poderemos “coletar” o esquema do nosso banco para ser colocado no DataSet, que no fundo é um arquivo XML, contendo as informações dos campos e tipos de dados das tabelas, além das relações que existem entre as colunas.

Com o Visual Studio aberto e um novo projeto do tipo Class Library criado (C#), abra a aba Server Explorer (menu View>Server Explorer) e clique no botão Connect do Database. O próximo passo é inserir as informações para a conexão com a base e clicar em Ok. Para este exemplo utilizaremos o banco Northwind do banco SQL Express.

 

Nota

O banco de dados Northwind foi desenvolvido para o SQL Server 2000 e funciona também com o SQL Server 2005 e 2008. É um banco de dados de exemplo, muito utilizado em muitos artigos técnicos. Ele pode ser obtido via download no site da Microsoft pelo link http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=06616212-0356-46A0-8DA2-EEBC53A68034. Se estiver usando o SQL Server 2005 Express, precisará baixar o Management Studio Express para registrá-lo. O download por ser feito em http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=65110v. Após logar no Management, dê um clique de direita em Databases e escolha Attach, escolhendo o banco NORTHWND.MDF que normalmente é instalado no C:

 

Pronto, a conexão com o banco de dados está pronta, verifique que agora você pode ver as tabelas e demais objetos da base através do Server Explorer. O próximo passo será a criação do nosso DataSet.

 

Criando o DataSet tipado

Clique com o botão direito sobre o nome do projeto no Solution Explorer, selecione Add>New Item, uma nova tela será exibida (Figura 1). Selecione o template DataSet e escolha um nome para ele e clique em Add.

 

Figura 1. Criação do DataSet

 

Nos exemplos será utilizado o banco de dados Northwind, como comentei, mas fique à vontade para utilizar qualquer um de sua preferência. Após isso temos o DataSet criado e pronto para receber as informações do banco de dados. Através do ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo