Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 54. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

T-FAMILY: Verdana; mso-ansi-language: PT-BR">Easy .NET

Usando ADO.NET em código

Introdução à utilização do ADO.NET puro em aplicações ASP.NET

 

Neste artigo veremos

·         Visual Basic .Net;

·         SQL Server;

·         ADO.Net.

Qual a finalidade

·         Exibir como utilizar as classes do ADO.Net para recuperar dados em um banco SQL Server.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Criação de sites que exibem dados em formato tabular, sem utilização dos designers gráficos e com camadas físicas separadas.

 

Resumo do DevMan

Neste artigo você aprenderá como desenvolver corretamente aplicações de banco de dados com ASP.NET, criando classes separadas de acesso a dados.

 

O IDE do Visual Studio nos dá um rico ambiente de desenvolvimento de aplicações que interagem com banco de dados de modo visual, sem que o programador tenha de colocar uma simples linha de código, apenas arrastando, soltando e configurando controles para ter uma página totalmente funcional como, por exemplo, um GridView mostrando dados de uma tabela. Mas pode ser que em algum momento tenhamos a necessidade de criar uma aplicação que use apenas código para realizar esta tarefa.

Neste artigo vou mostrar como construir uma pequena aplicação ASP.NET, usando um modelo simples de desenvolvimento em camadas usando o ADO.NET para nos permitir mostrar um GridView com os dados de uma tabela do SQLServer 2005. Como base de dados vamos utilizar o banco NORTHWND.MDF e mostrar os dados da tabela de produtos na nossa página.

 

Nota

O banco de dados Northwind foi desenvolvido para o SQL Server 2000 e funciona também com o SQL Server 2005 e 2008. É um banco de dados de exemplo, muito utilizado em artigos técnicos. Ele pode ser obtido via download no site da Microsoft pelo link http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=06616212-0356-46A0-8DA2-EEBC53A68034.

 

Para o nosso exemplo, inicialmente vamos criar algumas pastas no drive c:\ com a seguinte estrutura:

C:\

      \Artigos

         \NETMagazine (fica c:\ Artigos\NETMagazine)

                   \Base de Dados (fica c:\ Artigos\NETMagazine\Base de Dados)

                   \ADO NET Camadas (fica c:\ Artigos\NETMagazine\ ADO NET Camadas)

 

Agora copie na pasta “c:\ Artigos\NETMagazine\Base de Dados” o arquivo NORTHWND.MDF. Ótimo, já estamos com o nosso ambiente preparado, agora é hora de “pôr a mão na massa”.

 

Criando a Class Library

Abra o Visual Studio 2005 e vamos criar uma nova aplicação do tipo “Class Library” usando o VB.NET como linguagem base. Use como nome ADONET_BDL e certifique-se de deixar marcado o checkboxCreate directory for solution”, conforme mostra a Figura 1.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo