Artigo .net Magazine 56 - XNA Game Studio - Parte 1

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (3)  (0)

Veja como desenvolver games utilizando o framework da Microsoft.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 56. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

Novidades

XNA Game Studio – Parte 1

Desenvolvimento de Games utilizando o framework da Microsoft

 

Neste artigo veremos

·         Criação de projetos para jogos Windows e Xbox 360;

·         Exibição de imagens (Sprites).

Qual a finalidade

·         Apresentar ao desenvolvedor alguns conceitos para desenvolvimento de games, utilizando o XNA Game Studio 2.0.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Desenvolvedores que desejam iniciar a criação de jogos, partindo de um framework completo, abstraindo a tarefa de se preocupar com codificação em baixo nível para controle de gráficos e sons.

 

Resumo do DevMan

         O XNA Game Studio 2.0 é um poderoso framework para desenvolvimento de jogos, tornando possível a criação de um projeto completo, onde todas as estruturas para tratamento de imagens, sons, controles, está acessível de forma bastante prática para o desenvolvedor. Aqui criaremos, em um artigo de duas partes, um jogo onde um helicóptero deve passar por entre arcos que voam pela tela, mostrando toda a estrutura para que outros jogos sejam desenvolvidos a partir de conceitos similares.       

 

Acredito que grande parte dos profissionais de TI foram atraídos para essa área através dos jogos para computadores e videogames que fizeram parte de sua infância e provavelmente o acompanham na vida adulta (é o caso deste que aqui escreve). Mas por não ser uma área muito movimentada no Brasil (o que vem mudando gradativamente), a especialização nesta área ainda não oferece trabalho a todos que teriam vontade de trabalhar nela.

Desde sempre, para se desenvolver um jogo, o conhecimento de programação, rotinas de acesso às interfaces gráficas, de áudio ou rede sempre exigiram bastante tempo e dedicação. O que mantinha a vontade de fazer e a real execução de uma idéia bem distante.

Pensando nesses desenvolvedores casuais, ou aspirantes no mundo dos jogos eletrônicos, foi desenvolvido o XNA Game Studio, já na versão 2.0. Com ele, o criador pode desenvolver com maior facilidade suas idéias, já que o poderoso framework é quem se preocupará com a interface com os dispositivos gráficos, áudio ou rede. Contando com uma dose de criatividade, conhecimento de C# e força de vontade, é possível criar seus jogos e divertir-se no Windows ou Xbox 360. Detalhe: todas as ferramentas estão disponíveis gratuitamente.

 

Instalando e executando o XNA Game Studio 2.0

A primeira coisa a fazer é baixar o Visual C# 2005 Express Edition e o XNA Game Studio 2.0. Ambos podem ser baixados através de http://creators.xna.com/en-US/downloads - Site do XNA Creators Club. Instale os dois softwares e siga as instruções na tela, sendo necessário instalar o Visual C# Express em primeiro lugar. Caso você já tenha o Visual Studio 2005 instalado, não é necessário instalar o Visual C# Express.

Verifique que no menu Iniciar->Todos os Programas, foi criado o atalho para o “Microsoft Visual Studio 2005, dentro de “Microsoft XNA Game Studio 2.0. Clique em File->New->Project e repare que algumas novas opções estão disponíveis (Figura 1). Selecione Windows Game (2.0) e dê o nome à solução de “MyCopter” (este é o nome do jogo, logo à frente explicaremos melhor).

 

Figura 1. Criação de projeto de jogos

 

Repare na estrutura básica de arquivos que é criada, com destaque ao arquivo Game1.cs, que é onde, basicamente, tudo acontece. Normalmente alguns desenvolvedores apagam este arquivo e o reescrevem novamente, mas vamos aproveitar aqui o que já está pronto (Figura 2). Execute o projeto pressionando F5 e você verá somente uma tela azul.

 

Figura 2. Estrutura básica de um projeto Windows Game (2.0), destacando a classe Game1

 

O Jogo e seus conceitos

Nesta série de artigos iremos desenvolver um jogo simples, onde um helicóptero irá sobrevoar uma área sem fim com diversos arcos (veja uma tela do jogo na Figura 3), tendo como objetivo passar pelo centro do maior número possível de arcos sem colidir com eles (muitos já devem ter visto alguma versão em sites de jogos casuais, jogados no próprio browser). É um projeto simples, mas que envolve uma quantidade enorme de conceitos e aprendizagens e com isso o desenvolvedor terá contato com quase tudo que é necessário para programar o seu próprio jogo, bastará ter uma boa idéia.

Na parte 1 você será apresentado ao framework, chegando a exibir todas as imagens do jogo e movimentar as nuvens. Na parte 2, veremos como movimentar o helicóptero e os arcos, inserindo os métodos de verificação de colisão entre objetos.

 

Figura 3. Imagem do jogo que iremos desenvolver, contendo o helicóptero, arcos e as nuvens, além do contador de vidas e pontos

 

Antes de começarmos realmente, vamos estabelecer alguns conceitos comuns quando se trata de jogos para computador. Primeiro a Figura 4.

 

Figura 4. Fluxo comum de jogos

 

  Nela você pode acompanhar o fluxo normal de qualquer jogo, onde, na ordem, devemos primeiramente iniciar os componentes gráficos, que gerenciam o que será enviado para a tela, os de entrada de dados, normalmente teclado, mouse ou joystick e os gerenciadores de sons.

Logo em seguida os recursos que serão gerenciados pelos controladores são carregados na memória, como imagens, modelos 3D, fontes, sons, músicas etc.

O próximo passo é onde tudo é “misturado” para formar o jogo, nele ocorre o gerenciamento do que o jogador está enviando de entrada e a partir disso gerar o resultado, por exemplo, mover um personagem, verificar se houve alguma colisão, disparar o som equivalente à ação, continuar a tocar a música de fundo.

Toda essa verificação de entradas e status é repetida infinitamente, até que alguma ação de sair do jogo, incluindo derrota ou vontade do usuário, seja disparada.

Traduzindo para o XNA Game Studio 2.0, os métodos da classe Game1.cs (que já deve estar incluída no seu projeto), são:

ü       "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?