Artigo .net Magazine 57 - Silverlight 2.0

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (1)

Artigo da Revista .NET Magazine - Edição 57.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 57. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

imagem_pdf.jpg

 

Novidades - Web

Silverlight 2.0

Crie aplicações ricas e inteligentes para Web

 

Neste artigo veremos

·         WPF;

·         XAML;

·         Expression Blend;

·         Silverlight 2.0;

·         LINQ to XML.

Qual a finalidade

·         Conhecer e explorar as possibilidades do desenvolvimento de aplicações em Silverlight.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Aplicações Web com interfaces ricas, disponíveis em diversas plataformas.

 

Resumo do DevMan

O Silverlight 2.0 traz diversas novidades e possibilita uma experiência de desenvolvimento já bastante aproximada ao desenvolvimento de aplicações web forms. No entanto, é uma tecnologia de última geração, preparada para dar novos rumos ao desenvolvimento de aplicações ricas feitas para a internet, trabalhando bem com dados e com alta responsividade e extensibilidade.

 

Hoje vamos conhecer o Silverlight, a tecnologia da Microsoft para o desenvolvimento de interfaces Web de altíssima qualidade visual. Até o fechamento deste artigo estava disponível a versão Beta 2 do Silverlight 2. Porém, é bem possível que no momento em que você ler este artigo, a versão final do Silverlight 2 já esteja disponível.

Para quem nunca ouviu falar: “Silverlight (anteriormente conhecido como WPF/E) é o nome de uma nova tecnologia de apresentação na Web criada para ser executada em diversas plataformas. Ele permite a criação de experiências elaboradas, interativas e visualmente impressionantes que podem ser executadas em qualquer lugar; em navegadores ou em vários dispositivos e sistemas operacionais de desktop (como o Apple Macintosh). De acordo com o WPF (Windows Presentation Foundation), o XAML (eXtensible Application Markup Language) é a base do recurso de apresentação "WPF/E". O XAML é uma tecnologia de apresentação do Microsoft .NET Framework 3.0 (infra-estrutura de programação Windows).”

Essa definição foi retirada do seguinte link: http://www.microsoft.com/brasil/msdn/tecnologias/Expression/Intro_Silverlight.mspx, e acredito que ilustra bem o que é o Silverlight

Antes de começarmos a desvendar essa tecnologia, é importante conhecer um pouco o seu potencial. Sendo assim, sugiro que você dê uma olhada nas aplicações de exemplo que temos no site oficial do Silverlight (http://silverlight.net/). Na Figura 1, você pode conferir uma destas aplicações em funcionamento. Esse é um jogo muito conhecido, onde movemos as peças para montar uma figura que está “embaralhada”. Toda essa aplicação, ou jogo, foi feito com o Silverlight.

Pensando que essa é uma aplicação Web, já dá pra ver que as possibilidades dessa tecnologia são bem interessantes, e o resultado final é sem dúvida um diferencial.

        

Figura 1. Exemplo de Aplicação Silverlight http://fragmenti.milliflora.com/Fragmenti_Welcome.aspx

 

Para utilizar a versão Beta 2 do Silverlight 2, além de baixá-lo e instalá-lo, você precisará instalar as ferramentas do Silverlight no Visual Studio (Silverlight Tools Beta 2 for Visual Studio 2008), ou ainda instalar o Expression Blend 2.5 June 2008 Preview, que é uma ferramenta específica para a criação de interfaces com WPF/Silverlight.

Para executar todos os exemplos deste artigo, eu sugiro que você baixe e instale estes dois pacotes, que você encontra para download neste link: http://silverlight.net/GetStarted/. É claro que antes você vai precisar ter instalado o Visual Studio 2008, de preferência com o Service Pack 1 instalado.

A versão 2 do Silverlight traz uma série de novidades, que melhoram ainda mais o desenvolvimento de interfaces de usuário ricas. Você pode conferir em detalhes todas as novidades através destes dois links:

http://adoguy.com/2008/06/06/What_s_Changed_in_Silverlight_2_Beta_2.aspx

http://weblogs.asp.net/scottgu/archive/2008/06/06/silverlight-2-beta2-released.aspx

O interessante do Silverlight é que o usuário final não precisa do .NET Framework e de nenhum outro software instalado. Todas as suas funcionalidades são cross-browser (funcionam em vários navegadores) e estão disponíveis em máquinas Windows ou Mac.

Estas mesmas funcionalidades também estarão disponíveis em Linux, no próximo release do MoonLight 2. MoonLight é o nome da implementação oficial do Silverlight para Linux.

O Silverlight 2 Beta 2 é distribuído através da licença go-live, que lhe permite desenvolver e distribuir aplicações comerciais com o Silverlight. Porém é muito importante tomar um cuidado extra, pois estamos falando de uma versão Beta, e isso significa que até a versão final (RTM) ainda haverá modificações.

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?