Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 59. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=575>

·         As principais ferramentas do Windows Live™ Tools for Microsoft® Visual Studio® 2008, entre elas a autenticação de usuários a partir do Windows Live™, a manutenção e consulta da lista de contatos do Windows Live™, o Chat on-line, a reprodução de mídias com Silverlight e a e exibição de mapas do Live Maps.

Qual a finalidade?

·         Apresentar os recursos disponíveis no Windows Live™ Tools.

Em quais situações se utilizam esses recursos?

·         Aplicações que pretendem interagir com os produtos do Windows Live ™ terão a partir do usuo do Live Tools uma produtividade muito superior.

 

Resumo do DevMan

Em julho de 2008 a Microsoft® lançou, no formato Community Technology Preview – CTP, o Windows Live™ Tools for Microsoft® Visual Studio® 2008, um conjunto de controles que possibilitam o acesso às funcionalidades do Windows Live™ por suas páginas web. Esses novos controles e componentes permitem interagir com os serviços do Windows Live de maneira muito mais simples e fácil do que era possível antes, integrando perfeitamente com as ferramentas já existentes do Visual Studio.

 

É comum os usuários de internet terem contato com algumas ferramentas ou serviços do Windows Live™, como por exemplo Live Mail (Hotmail e MSN Mail), Live Messenger (MSN Messenger), Live Spaces, Live Search e o Virtual Earth. A plataforma de desenvolvimento do Windows Live™ é um conjunto de APIs (Application Programming Interface) que permite a designers e desenvolvedores produzir aplicações que utilizem esses recursos. Tal plataforma foi concebida em torno de uma estrutura simples de identidade e autenticação de usuários, sendo regida por termos também simples e consistentes. Os serviços atualmente disponíveis são apresentados na Figura 1.

O Windows Live™ Tools for Microsoft® Visual Studio® 2008 é um conjunto de controles que adicionados ao Visual Studio® 2008 ou ao Visual Web Developer 2008 Express Edtion acrescenta os serviços do Windows Live às suas páginas web. Neste artigo são apresentados os seis controles que fazem parte do pacote distribuído pela Microsoft®, começando com uma rápida introdução ao Windows Live™ Tools, descrevendo cada um de seus controles e desenvolvendo, em paralelo, uma aplicação exemplificando a sua utilização. No final, é apresentada uma conclusão a respeito dos estudos realizados.

 

Figura 1. Serviços Windows Live™

 

O Windows Live™ Tools

O Windows Live™ Tools for Microsoft® Visual Studio® 2008 é um conjunto de controles que adicionam as funcionalidades dos serviços disponibilizados pelo Windows Live às aplicações web desenvolvidas com o Visual Studio® 2008 ou com o Visual Web Developer 2008 Express Edition, de forma simples e rápida, disponível no formato CTP (Community Technology Preview). Nesse pacote estão incluídos os seguintes controles definidos na Figura 2.

 

Figura 2. Controles do Windows Live

 

As ferramentas necessárias à utilização desse pacote são:

          Microsoft® Visual Studio® 2008 ou Microsoft® Visual Web Developer 2008 Express Edition;

          Microsoft® ASP .NET 3.5;

          Silverlight Tools for VS 2008 (para o controle SilverlightStreamingMediaPlayer).

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo