DevMedia - asp.net, Java, Delphi, SQL e web Design, tudo em um só lugar!
Bem vindo a DevMedia!
LOGIN:     SENHA:
 
 

  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da .net Magazine DIGITAL
ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!

Artigo .net Magazine 60 - Silverlight 2

Artigo da Revista .NET Magazine - Edição 60.

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você gostaria de comentar o que não lhe agradou?

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 60. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

imagem_pdf.jpg

 

Novidades - Web

Silverlight 2

Aplicativos ricos para Web com acesso a dados

 

Em Outubro de 2008 foi lançada a versão final do Silverlight 2.0. Esta tecnologia permite criar aplicações com interface rica, que roda em diversas plataformas. Ela está disponível para Windows e Mac (nos browsers Internet Explorer, Firefox ou Safari), uma versão para mobile está em beta e, em breve, com o projeto Moonlight, poderemos executar programas Silverlight em Linux. Você deve estar se perguntando: por que devo aprender mais esta tecnologia? Já conheço diversas tecnologias para Web, que me permitem escrever aplicações multi-plataformas, isto é apenas mais uma tecnologia para a Web.

Não é bem assim. A grande diferença está nestas palavras: “experiência do usuário”. Quando você desenvolve uma aplicação para a Web, sacrifica a experiência do usuário em nome da portabilidade.

 

Nota do DevMan

O projeto Moonlight é um projeto open source desenvolvido pela Novell, com o apoio da Microsoft, para usar o Silverlight em Linux. Veja mais em http://www.mono-project.com/Moonlight.

 

Sem dúvida, você pode criar uma aplicação Web que traga a mesma experiência de uma aplicação desktop, mas para isso você deverá trabalhar com Ajax e criar milhares de linhas de código em JavaScript, o que, sem dúvida, não é uma tarefa simples.

Por outro lado, quando você usa Silverlight, pode criar aplicações muito ricas, com mídia, animações, usando controles semelhantes aos que usaria em uma aplicação desktop, usando sua linguagem de programação preferida: você pode criar programas em Silverlight usando não só o C# ou o VB.net. Você também pode usar IronPyton, IronRuby ou mesmo JScript gerenciado. Para aqueles que gostam de Delphi, a RemObjects tem o Oxygene, que será a base para o Delphi Prism (a nova versão do Delphi), a ferramenta da Embarcadero para desenvolvimento de aplicações .Net (inclusive Silverlight) baseadas em linguagem Delphi, que funcionará como um plug-in tendo como ambiente principal o VS. Isto quer dizer que você pode criar aplicações para a Web com usabilidade semelhante a uma aplicação desktop, usando o Visual Studio, sem precisar utilizar diversas linguagens de programação. Sem dúvida, é um grande avanço, não?

Por ser uma tecnologia voltada à Web, o Silverlight tem acesso limitado à máquina do usuário: embora possamos abrir um arquivo local usando a caixa de diálogo de abrir arquivos ou usando Isolated Storage, não podemos acessar diretamente bancos de dados no servidor, pois não temos acesso ao módulo cliente do banco de dados (como uma aplicação desktop) e não estamos executando no servidor (como uma aplicação ASP.Net): as aplicações Silverlight são empacotadas num arquivo com extensão xap e executadas no browser do cliente, graças a um plug-in de 4MB que é instalado na máquina do usuário.

 

Nota do DevMan

Isolated Storage é uma área de armazenamento local fora do cache do browser que permite armazenar pequenas porções de dados em uma área acessível ao usuário ou à aplicação. Ela fica em uma área escondida no diretório privado do usuário. O tamanho default desta área é de 1MB, porém isto pode ser alterado.

 

"
A exibição deste artigo foi interrompida.

  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da .net Magazine DIGITAL
ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!


Bruno Sonnino
Bruno Sonnino (sonnino@clubedelphi.net) é Engenheiro pela Escola Politécnica da USP e desenvolvedor Delphi desde a sua primeira versão. É autor de diversos artigos na revistas ClubeDelphi e Delphi Informant, americana e desenvolveu utilitários para a revista PCMagazine US. É autor dos livros "Delphi...
O que você achou deste post?

    0 COMENTÁRIO

[Fechar]

Este post é fechado - você precisa ter acesso ao post para incluir um comentário.


Nenhum comentário foi postado - seja o primeiro a comentar!
Cursos relacionados
Publicidade
[Fechar]

Você precisa estar logado para dar um feedback.

Clique aqui para efetuar o login
[Fechar]


Este post está fechado. Saiba mais sobre a assinatura MVP!
web-03
DevMedia  |  Anuncie  |  Fale conosco
Hospedagem web por Porta 80 Web Hosting
2013 - Todos os Direitos Reservados a web-03