Artigo .net Magazine 61 - Introdução ao teste de software

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista .NET Magazine - Edição 61.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 61. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

imagem_pdf.jpg

 

Introdução ao teste de software

Conceitos, critérios e técnicas de aplicação

 

A competitividade mundial, principalmente no desenvolvimento de software, tem estimulado as empresas de desenvolvimento de sistemas, ou então as áreas de TI dentro das empresas, a melhorar a qualidade de seus produtos. O item qualidade já vem sendo discutido há muito tempo em várias áreas, porém nem sempre é tratado como requisito fundamental no desenvolvimento de software.

As principais metodologias utilizadas no processo de desenvolvimento de sistemas, desde a época da análise estruturada, até os dias de hoje, onde a maioria das metodologias é iterativa, apresenta como uma das fases o Teste de Software.

Neste artigo abordaremos os principais conceitos a respeito do Teste de Software, iniciando com a conceituação e em seguida apresentado alguns critérios de teste, inclusive com exemplos de como utilizá-los. Finalizamos abordando a utilização do profissional testador no mercado de trabalho.

 

Teste de software

Teste de Software consiste em executar um software, ou parte dele, e comparar se o resultado obtido (saída obtida) é diferente do resultado esperado (saída esperada).

De uma forma geral é impossível, através do Teste de Software, afirmar que um Sistema seja 100% livre de erros. Para tanto, seria necessário que um Sistema fosse testado com todos os possíveis dados de entrada.

Como a quantidade de dados de entrada costuma ser muito grande para que todos sejam utilizados durante os testes, torna-se impraticável realizar um conjunto de testes que prove a inexistência de erros em um software.

Mas se o Teste de Software não garante que um Sistema jamais apresentará resultados impróprios, seu objetivo não é provar que seja 100% livre de erros e, sim, encontrar erros. Erro é a diferença entre o valor esperado e o valor obtido. "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?