Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 62. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

s informações já processadas, o servidor envia para o cliente, no caso o browser, a reposta esperada pela requisição, caracterizando um download de informações.

É muito comum que nós desenvolvedores comecemos a otimizar as aplicações no processamento do servidor, revisando chamadas ao banco de dados, WebServices,  leitura de arquivos, mecanismos de cache de servidor ou quaisquer outros meios que possamos achar necessários. Contudo ignoramos muitas vezes a mecânica natural de uma aplicação Web e sua influência direta na performance e no tempo de resposta que ela terá. Basicamente temos operações de upload e download, e se não gerenciarmos a quantidade de informação envolvida nisso, teremos problemas.

Vamos explorar algumas técnicas simples de construção que permitem uma sensível melhora no tempo de download de nossas aplicações.

Tabelas e TableLess

O primeiro ponto a se pensar é no próprio HTML que a aplicação devolve ao browser cliente. Quando utilizamos tabelas , o browser, mais precisamente o Internet Explorer, só renderiza os elementos na tela do usuário quando a tabela é fechada, ou seja, ao terminar de receber toda a informação do servidor. A seguir, na Listagem 1, temos um exemplo de um HTML gerado utilizando Table.

Listagem 1. Html que utiliza Table

<html>

  <head></head>

  <body>

    <table>

      <tr>

        <td>

          Hello World

        </td>

      </tr>

    </table>

  </body>

</html>


             

Qual o problema prático nesse tipo de código? Vamos pensar em uma página web que contenha esse HTML e seu conteúdo seja extenso. Se o corpo da página começa e termina com uma tabela, o usuário vai esperar a página toda carregar, até o fechamento da tabela, para poder ver alguma informação na tela. Para resolver esse problema utilizamos a técnica de TableLess, como pode ser visto na Listagem 2.

Listagem 2. Código TableLess

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo